MESA REDONDA SOBRE DIREITO À CIDADE E PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO NA FG



O Observatório FG do Semiárido Nordestino realizou, ontem (24), uma mesa redonda sobre "DIREITO À CIDADE E  O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE GUANAMBI". O evento, que aconteceu na sala 32 do campus FG, contou com a participação do Professor da UESB - Claudio Carvalho, Presidente do Conselho da Cidade de Guanambi - Evilásio Neves Costa, ex-vereador e Presidente da ONG Prisma - José Carlos Latinha, além da comunidade acadêmica e membros do Conselho da Cidade. 

Com o tema “DIREITO À CIDADE”, a mesa de discussão foi mediada pela Coordenadora do Observatório FG - Professora Deborah Marques e a Coordenadora Pedagógica da Pós Lato Sensu - Professora Lecia Fernandes Amaral. 
O Professor Claudio fez uma explanação sobre aspectos filosóficos sobre o direito à cidade, destacando o papel da sociedade no desenvolvimento e planejamento urbano. Evilásio Costa falou sobre a experiência e ações práticas do Conselho da Cidade de Guanambi, destacando as diversas ações e o processo de revisão do plano diretor. José Carlos Latinha fez um relato sobre o processo democrático de elaboração do Plano Diretor Participativo de Guanambi, aprovado em 2007, debatendo aspectos positivos e negativos do desenvolvimento urbano, tais como: questões ambientais, mobilidade, especulação imobiliária, aeroporto da cidade, entre outros temas.
A iniciativa da mesa redonda sinaliza a necessidade da ampliação do debate sobre os problemas da cidade e o envolvimento da sociedade e poder público, visando o planejamento futuro de Guanambi e identificar os desafios de uma nova política urbana. O direito a viver na cidade e participar do planejamento futuro é tarefa da sociedade e do cidadão moderno.
O Professor Claudio Carvalho fez o lançamento dos livros O DIREITO À CIDADE e EM BUSCA DO DIREITO À CIDADE de sua autoria e de Raoni Rodrigues. O Professor Claudio Carvalho é advogado, Doutor em Desenvolvimento Regional e Planejamento Urbano, Mestre em Direito e Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 
A Professora. Deborah Marques e a Professora Lecia Amaral finalizaram a mesa redonta falando sobre a importância da mesa redonda e o trabalho contínuo do Observatório FG com a comunidade, destacando que o Observatório, além de ser um centro de pesquisa multidisciplinar, é também um canal de apoio de debates comunitários que visam o acesso à informação e à melhoria da qualidade de vida da população local.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão