A IMPORTÂNCIA DA POLICLÍNICA REGIONAL DE GUANAMBI





No dia 24, o Governo do Estado da Bahia - Secretaria de Saúde em parceria com as prefeituras dos municípios consorciados inauguram a Policlínica Regional de Guanambi que fica localiza na Avenida Presidente Castelo Branco, 1097 - Bairro Santa Luiza.

Policlínica de Guanambi – O governo do Estado investiu R$ 24 milhões entre obras, equipamentos e microônibus e vai atender moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Carinhanha, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacarací, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio De Santana, Rio Do Antônio, Sebastião Laranjeiras e Urandi. Os pacientes terão 12 micro-ônibus à sua disposição.

O QUE SÃO AS POLICLÍNICAS REGIONAIS  DE SAÚDE?

É uma Unidade Especializada de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, com serviços de consultas clínicas especializadas em exames gráficos e de imagem, que potencializa o cuidado e atenção à saúde da população de forma humanizada. Elas oferecem um maior bem-estar aos pacientes do SUS, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para atender as demandas da região. A Policlínica possui 2.848,32 m² de área construída com 12 consultórios.

QUAL O OBJETIVO?

As Policlínicas visam prestar serviços de média complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial às diversas especialidades e exames, em busca de uma maior atenção à saúde do paciente.

COMO TER ACESSO?

As Policlínicas não possuem portas abertas. Elas atendem através de um agendamento prévio, que deve ser feito pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados.

QUAL O PACIENTE QUE DEVE SER ENCAMINHADO?

As Policlínicas estão preparadas para receber pacientes que não necessitem de cuidado e avaliação imediata do especialista, ou seja, que não precisem de atendimentos de urgência ou emergência. É importante saber que todo paciente encaminhado para as Policlínicas deverá permanecer em acompanhamento com a Equipe de Atenção Básica.

QUAIS AS ESPECIALIDADES MÉDICAS?

Angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, genecologia/obstetrícia, mastologia, urologia, podendo ampliar ou substituir por outras especialidades de perfil epidemiológico (do que as pessoas adoecem) da região.

QUAIS OS EXAMES FEITOS?

Ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-x de 500Am, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia,  histeroscopia, cistoscopia, entre outros ligados às especilidades de oftalmologia.

O QUE MAIS PODE SER FEITO?

Biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral, entre outras. Estão inclusos também os procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé do diabético.


Os micro-ônibus especiais irão circular por todas as cidades participantes, para que os pacientes sejam transportados com conforto e segurança até as Policlínicas de Saúde mais próxima.


Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão