TRANSFERÊNCIA DA VALEC DE ILHÉUS PARA JEQUIÉ PODE ATRASAR PORTO SUL E FIOL

BAHIA ECONÔMICA
26/10 - 14:34hs -


A empresa responsável pela construção da FIOL – Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que vai do Tocantins ao litoral Sul da Bahia, anunciou o fechamento da unidade administrativa de Ilhéus e sua transferência para Jequié. Segundo a direção da VALEC, a justificativa está na redução de custos e na ausência de obras no local. Após sete anos de funcionamento, o escritório conta com um quadro de 21 colaboradores, entre concursados, comissionados e terceirizados e está vinculado aos lotes de construção nas cidades de Barra do Rocha, Jequié, Tanhaçu e Brumado, que compõem a FIOL 1.

O anúncio encontrou resistência de funcionários, empresários e também, do deputado Augusto Castro, que alega perceber contradições na decisão da Estatal. Para ele, a transferência anunciada da estrutura administrativa e de grande parte da logística, não apresenta fundamentação lógica, nem argumento técnico. No entanto, diz o deputado, seria um desfalque significativo para a economia ilheense, pois a presença da VALEC representa um movimento de quase dois milhões de reais ao ano para o Município.

Os investimentos do Governo Federal para a construção da FIOL podem ser prejudicados com o fechamento da são de bilhões de dólares e compreenderão uma extensão de 1.527 km de via férrea, desde Figueirópolis, no Tocantins, até Ilhéus, no litoral baiano, onde se espera um novo porto, o Porto Sul. O Governo do Estado é responsável pela obra, mas até o momento, não apresentou uma solução definitiva para sua construção.

Com a proposta do fechamento do escritório de Ilhéus, Augusto Castro suspeita que haverá um atraso ainda maior na conclusão das obras da ferrovia, previstas, segundo a empresa, para 2018. “A VALEC anunciou que vai fechar algumas unidades no Brasil, como as de Petrolina de Goiás e Anápolis, ambas em Goiás, porque as obras estão sendo concluídas, o que não é o caso de Ilhéus, onde elas nem começaram”.
Share:

Acesse e Leia!

Seguidores

Mais Vistos da Semana

Arquivo do blog

Arquivo do blog