Ouvidoria Cidadã em Guanambi: Democracia Participativa e Exercício de Cidadania



Hoje (18), às 16 horas, no auditório do Sispumur, aconteceu uma audiência pública do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia com o objetivo de eleger o membro titular do município de Guanambi. O evento contou com as presenças de representantes da sociedade civil e lideranças comunitárias. 

A mesa da audiência foi composta pela Defensora Pública de Guanambi - Dra. Deliene Martins, Ouvidora Geral da Defensoria Pública da Bahia - Dra. Vilma Reis, representante do Grupo Operativo de Guanambi - Professora Vilma Moura, representante do Prefeito Municipal - Dr. Euclides Donato, Coordenadora do PME - Professora Marinalva Nunes, representante da Secretaria de Educação - Professora Solange, Vereador Rafael e o Presidente da Associação do Morro de Dentro – Sr. Joca.

O que é um Grupo Operativo?

O Grupo Operativo é um organismo composto por representantes da sociedade civil das 34 cidades onde a Defensoria tem atuação direta. Ao todo, são 37 lideranças sociais reunidas com o propósito de discutir e viabilizar o acesso qualificado à Justiça, através da Defensoria Pública, de forma integral e gratuita.

Para a constituição do Grupo Operativo – GO, a Ouvidoria Cidadã realiza audiências públicas nestas cidades, envolvendo o corpo defensorial, representações dos poderes públicos municipais e, ainda, a sociedade civil para discutir as atribuições e o funcionamento da Defensoria Pública na localidade.
As Defensoras Públicas Dra. Deliene Martins e Dra. Vilma Reis fizeram um relato da atuação da instituição, destacando que na Bahia, as mulheres, a juventude, as comunidades quilombolas, as pessoas em situação de rua, terreiros comunidades LGBT, pessoas presas e suas famílias, entre outros grupos, têm um espaço que privilegia a democracia participativa: Ouvidoria Cidadã.  
O órgão também conta com o apoio de lideranças da sociedade civil nas cidades onde a Defensoria Pública atua como órgão de execução, através do Grupo Operativo.

Finalizando a audiência, aconteceu o procedimento de escolha do membro titular e suplente do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã em Guanambi com a eleição do Presidente da Associação do Morro de Dentro – Sr. Joca.

 



















Share:

Acesse e Leia!

Mais Vistos da Semana

Total de visualizações

Arquivo do blog

Google+ Followers

Arquivo do blog