PACUERA DA BARRAGEM DO POÇO DO MAGRO



Hoje(22), às 19 horas, na sede da Associação do Morro de Dentro, aconteceu uma audiência pública promovida pela CODEVASF, a ARCADES e AGRAR com os moradores do entorno da Barragem do Poço do Magro com o objetivo  de debater sobre a APP - Área de Proteção Permanente do reservatório, ressaltando nesta reunião, as permissões de uso daquela área.

Os  técnicos da empresa Arcadis apresentaram o diagnóstico do processo de ocupação da área, destacando a necessidade de garantir a preservação e recuperação, bem como a apresentação dos mapas de uso e ocupação do solo e de zoneamento. O objetivo foi debater com a comunidade os diversos aspectos legais.

Diante das muitas discussões geradas pela ocupação, foi criado o Plano de Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial da Barragem do Poço do Magro - PACUERA, que visa acompanhando as discussões e execuções na área. 

Os moradores e proprietários defenderam a necessidade de estabelecer o diálogo com o Ministério Público Federal e o Poder Público visando a negociação de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental, tendo como centro a regularização e solução dos conflitos atuais.

O Presidente da Associação Sr. Joca, falando em nome das comunidades do Morro de Dentro, Barreiro e Fundão reivindicou a construção pela Prefeitura Municipal de uma adutora própria para resolver o abastecimento humano e implantação de um sistema de irrigação por gotejamento para o fortalecimento dos pequenos produtores e criação de emprego e renda.

Também foi debatido o potencial de lazer e turismo local e regional, desenvolvimento de projetos  sustentáveis  para os pequenos produtores, psicultura, entre outras alternativas de emprego e renda.

O evento contou com as presenças de Toninho Lélis da Codevasf e do Presidente da ONG Prisma José Carlos Latinha.









   





Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão