MINERADORA XILOLITE INAUGURA FORNO EM BRUMADO COM APOIO DA DESENBAHIA

BAHIA ECONÔMICA
01/08 - 12:38hs -

A Xilolite - mineradora localizada em Brumado, no centro sul baiano - inaugurou um forno de calcinação de minério de magnésio, projeto que conta com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de cerca de R$ 6,5 milhões, captado por meio do agente credenciado no Programa Inovacred, da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Com o equipamento em operação, a empresa levará ao mercado uma produção de óxido de magnésio com altos teores de pureza.

A operação de financiamento foi confirmada pelo presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, e tem forte impacto em Brumado e também no estado. Segundo ele, o “Programa Inovacred-Desenbahia tem por objetivo financiar investimentos em inovação, para introdução de novos produtos, processos, serviços, bem como o aperfeiçoamento dos já existentes, visando ampliar a competividade das empresas baianas”.

Os minérios da produção da Xilolite – talco, óxido de magnésio e magnesita crua – têm aplicações intensas e diversas na indústria. O talco é usado na produção de celulose, cosméticos, plásticos, alimentos, tintas, entre outros. O óxido de magnésio é matéria-prima de fertilizantes, nutrição animal, abrasivos e é essencial no tratamento de água. Já a magnesita crua está presente na indústria química em geral, especialmente na siderurgia e cerâmica.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão