EXCLUSIVO: Comissão Especial encontra restos mortais que podem ser do ex-militante político João Leonardo

Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM



Comissão Especial encontra restos mortais que podem ser do militante político João Leonardo (Fotos: Vilson Nunes / Rádio Visão FM)
Após quase 12h de intenso trabalho nesta quarta-feira (30/8), no cemitério público do município de Palmas de Monte Alto (BA), a equipe de peritos da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) conseguiu achar restos mortais que podem pertencer a João Leonardo da Silva Rocha, advogado e ex-militante da luta armada que integrou a ALN (Ação Libertadora Nacional) e o Molipo (Movimento de Libertação Popular), executado em 1975 e enterrado com nome falso no referido cemitério.
De acordo com informações apuradas pelo jornalista Vilson Nunes da Rádio Visão FM, inicialmente a equipe liderada pelo médico Dr. Samuel Ferreira – coordenador científico da Comissão Especial localizou os restos mortais de Natalino Pereira, após escavar uma área de 3m70cm de comprimento por 1m40cm de largura, totalizando 5m04cm quadrados de área escavada com profundidade de 1m10cm. “Foram feitos trabalhos cuidadosos, dentro dos limites e princípios éticos e de princípios humanitários. Esses restos mortais foram transferidos para duas urnas e lacrados, e identificados como sendo do senhor Natalino Leão”, afirmou Dr. Samuel, em entrevista à Rádio Visão FM.



FOTOS - TV LATINHA.

Dando continuidade ao processo de exumação, os peritos expandiram a área de escavação em 1m30cm de profundidade retirando na totalidade 5 metros cúbicos de terra, e aí começaram a encontrar pequenos fragmentos ósseos em mal estado de preservação, que segundo Dr. Samuel, não devem pertencer ao senhor Natalino, pois foram encontrados ao lado da urna do lavrador. Minutos depois, os profissionais localizaram membros inferiores de um segundo corpo, que podem ser os restos mortais de João Leonardo. Durante a sua fala à reportagem, o médico confirmou que já foram visualizados um par de sapatos e membros da fíbula e da tíbia (ossos da perna). Apesar de o fato ter deixado a equipe animada do ponto de vista científico e histórico, o especialista, no entanto, ressaltou que ainda não se pode afirmar tecnicamente se os restos mortais encontrados são de fato do ex-militante político. Ele enfatizou que é necessário finalizar o processo de exumação para depois fazer as análises técnicas em laboratório, para poder chegar a uma definição sobre a origem e a identidade desses ossos. “Por enquanto não é possível afirmar nada relativo à que esses restos mortais que a gente detectou e aqueles fragmentos ósseos anteriormente que estavam ao lado da urna de Seu Natalino, se eles pertencem ou não a João Leonardo. O que foi possível constatar foram membros inferiores, que não estavam em bom estado de conservação. Ainda é cedo para afirmar qualquer afirmação científica ou técnica se esses ossos pertenciam ou não a João Leonardo”, esclareceu o coordenador.
Ao ser questionado sobre qual dos dois corpos foi sepultado primeiro, o médico ressaltou que os fragmentos encontrados, que podem ser de João Leonardo estão em um nível um pouco abaixo da urna do senhor Natalino, sugerindo que o segundo corpo localizado deve ter sido enterrado antes, confirmando assim os relatos de testemunhas ouvidas pela Comissão Especial. Entretanto, Dr. Samuel ressalva que esses dados ainda serão ratificados mediante a continuidade da extensão da área, pois o terreno é desnivelado.
Ouça a entrevista de Dr. Samuel:
A Procuradora Regional da República e presidente da Comissão Especial, Eugênia Augusta Gonzaga, relatou em sua entrevista, que o trabalho foi bastante produtivo nesta quarta-feira (30). Ela deu novas informações à população.
Confira a entrevista de Dra. Eugênia:
A reportagem da Rádio Visão teve acesso com exclusividade à certidão de óbito emitida pelo cartório, aonde confirma que João Leonardo foi enterrado com o nome falso de José Eduardo da Costa Lourenço, adotado por ele próprio para tentar se proteger da intensa perseguição a que se tornou alvo, na época da ditadura militar. Veja o documento:

certidão de óbito emitida pelo cartório, aonde confirma que João Leonardo foi enterrado com o nome falso de José Eduardo da Costa Lourenço (Foto: Vilson Nunes / Rádio Visão FM)

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão