Comissão da Fiol e do Porto Sul aprova audiência pública e visita às obras




Em recente anúncio, o governador Rui Costa confirmou que estará presente à 9ª Reunião de Cúpula do BRICS, bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul, que ocorrerá agora em setembro de 2017 na cidade chinesa de Xiamen, onde assinará com um Consórcio de Empresas Chinesas protocolos de compromissos visando a Construção da Fiol, do Porto Sul e da Exploração da Mina da Bamin em Caetité.

Devido a essa informação, a comissão especial que trata das obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (antiga Fiol) e do Porto Sul já aprovou, na reunião desta quarta-feira (23), uma audiência pública com o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, após o retorno da viagem.

Essa viagem do governador nos dará respostas mais concretas. A previsão é de que seja assinado um Protocolo de Compromissos com um Consórcio de Empresas Chinesas e elaborado um cronograma, com datas definidas da retomada e do andamento das obras. Convidaremos o secretário para vir até essa Casa Legislativa e nos suprir de informações. A expectativa de boas notícias é muito grande”, considerou a presidente da comissão, deputada Ivana Bastos.

Outro ponto debatido na reunião foi o avanço das obras da ponte do Rio São Francisco, Lote 5A da ferrovia. Nesse trecho as obras seguem com regularidade e encontra-se com mais de 50% de conclusão. Visto isso, o colegiado aprovou também uma visita dos deputados da comissão e representantes do governo no local.

A continuidade das intervenções na ponte é um sinal de que por trás de todas as paralisações e da crise que enfrentamos, há esperança. Seguimos lutando com toda garra, ao lado do Governo do Estado, para não deixar morrer esse sonho da nossa Bahia. A comissão continua empenhada em contribuir ao máximo com a concretização dos empreendimentos, por isso vamos in loco para acompanhar de perto a execução das obras ”,finalizou.

Lote 5A

A Ponte sobre o Rio São Francisco, localizada entre Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa (BA) – O Lote 5A – medirá 2,9 quilômetros de extensão (1km sobre o rio), 78 pilates, 80 vãos de 35 metros cada e um vão central de 110 metros. A altura da ponte, incluindo pilar, blocos e tubulões é de 42,32 metros. Os recursos, previstos inicialmente, para execução das obras e serviços de engenharia é da ordem de R$ 135 milhões.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão