4 de jul de 2017

Setur promove atualização do Mapa Turístico até 20 de julho


Até o dia 20, a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) cadastra a documentação de municípios interessados em ingressar no novo mapa turístico brasileiro. Realizado em conjunto com o Ministério do Turismo (MTur), o mapeamento visa identificar as cidades que adotam o turismo como fator para o desenvolvimento da economia local.

Dos 417 municípios baianos, 118 já estão mapeados desde o ano passado e têm reconhecido o seu potencial turístico. Com a atualização em andamento, a expectativa da Setur é elevar este número para 180. Este processo fornece subsídios ao ministério para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão, estruturação e promoção dos destinos turísticos brasileiros.

Além da mobilização dos municípios, cabe à Superintendência de Serviços Turísticos da Setur receber a documentação das prefeituras e validá-la para encaminhar ao ministério. Em Brasília, será feita análise do potencial turístico das cidades, considerando especialmente aspectos econômicos. O resultado da avaliação será divulgado pelo MTur, em setembro.

Documentação

A documentação exigida inclui comprovante da existência de um órgão municipal de turismo, como a lei municipal para criação da secretaria ou superintendência, por exemplo. Dotação orçamentária para ações de turismo é outro fator indispensável.

No processo de atualização do mapa, o Ministério do Turismo avalia o desempenho econômico do turismo em cada município, considerando aspectos como número de estabelecimentos e empregos formais no setor de hospedagem, além de estimativas do fluxo turístico (doméstico e internacional).

Oficinas 

Desde a abril, a Setur realiza encontros com gestores municipais das 13 zonas turísticas da Bahia. Nas oficinas, são discutidos a metodologia do Ministério do Turismo para a classificação das cidades, procedimentos e prazos. Nesta terça-feira (4), o último encontro inclui a presença de representantes de municípios como Formosa do Rio Preto, Piritiba, Jaguarari e Xique-Xique. Mais informações podem ser obtidas na Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, por meio do telefone (71) 3116-4143.

Fonte: Ascom/Setur