26 de jul de 2017

RUI APRESENTA HOJE PROJETO DA FIOL E DE PORTOS PARA CHINESES

BAHIA ECONÔMICA 


O governador Rui Costa vai apresentar hoje, em Brasília, o projeto da Ferrovia Oeste Leste e de modernização dos portos baianos, em um encontro com o embaixador da China Li Jinzhang. Na reunião, que acontece na residência do embaixador, no Lago Sul, serão discutidos projetos de ferrovia, mineração e porto.

No mês passado, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, anunciou, em uma reunião do PR, que está quase certo que o governo vai leiloar em 2018 a concessão do trecho da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) entre Caetité e Ilhéus. A obra é muito importante para o agronegócio brasileiro e principalmente baiano. Essa é uma demanda antiga do setor que está com a obra andando em passos lentos.

O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Hailton Madureira, disse em matéria no jornal o Estado de São Paulo, que o governo dialoga com o setor privado para ver se há interesse das empresas em construir um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol) e operar a parte que já foi construída com recursos públicos.

O trecho que está em construção liga o porto de Ilhéus (a ser construído) com minas de ferro no interior da Bahia. A parte a ser construída seguiria desse ponto até interligar-se com a Ferrovia Norte-sul. A Fiol, disse o secretário, é o início da Ferrovia Bioceânica, considerada uma prioridade pelos chineses e por isso teria chances maiores nas negociações.  Essas negociações passam pelo Fundo Brasil-China, de US$ 20 bilhões, que começou a operar este mês, deverá aprovar em agosto sua primeira lista de projetos.