Palmas de Monte Alto: Obras do século XVIII estão sendo restauradas pela comunidade montealtense

Obras do século XVIII estão sendo restauradas pela comunidade montealtense (Foto: Divulgação).

Após intenso trabalho da comunidade montealtense em busca de técnicos na área de restauro e depois de arrecadar quantia suficiente para o início dos trabalhos, o padre Arnaldo Josias, confiou a Carlos Magno, restaurador renomado e formado pela Escola de Belas Artes da UFMG, a proposta de restauração das imagens sacras de 1736, — Nossa Senhora Mãe de Deus e dos homens e Senhor Morto, que encontravam-se em estado crítico de conservação, inclusive com rachaduras em sua estrutura de madeira. O Projeto de Restauração das Imagens, que teve início em 2012, visa à preservação deste importante patrimônio cultural e religioso da cidade de Palmas de Monte Alto (BA).
Segundo informações obtidas pela Rádio Visão FM, em 17 de abril deste ano, as imagens sacras foram encaminhadas para serem recuperadas no estado de Minas Gerais. Além do procedimento de reparação das imagens, a referida comunidade também encarou a restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, de 1736, sendo umas das construções mais antigas da Bahia e a primeira de nossa cidade.
A restauração da Igreja Matriz está em andamento e será reaberta para receber as imagens em setembro, preparada para tamanha preciosidade histórica. Para surpresa da comissão paroquial, responsável pela obra, o madeiramento da cobertura fora encontrado em estado de decomposição, sendo necessária uma intervenção urgente, além de um sistema elétrico deteriorado e defasado, que também está sendo trocado para não oferecer mais risco de incêndio ao patrimônio arquitetônico e sacro.


O restaurador, Carlos Magno, que já restaurou obras de artistas como Aleijadinho, esteve na cidade, do dia 23 a 25 de junho, e se encantou com a arquitetura local. Ele enfatizou que o município tem um grande potencial turístico, mas que este precisa ser valorizado e investido. Ao visitar as obras da Igreja Matriz apontou alterações que foram realizadas ao longo dos anos, que necessitam voltar às características originais, diante disto, ele se colocou à disposição para restaurar também as características originais do altar mor da Igreja Matriz. O especialista garantiu que em setembro as obras estarão prontas e, que o povo de Palmas de Monte Alto ficará surpreso com as imagens, uma vez que estas voltarão a sua cor original.
Padre Arnaldo Josias, destaca que a comunidade montealtense é muito unida, principalmente quando se trata de festas tradicionais como a de setembro, aponta que esse ano ficará marcado na memória do povo. Uma vez que as imagens chegarão ao município pela terceira vez, após mais um restauro. Conforme o pároco, ainda será necessário ajuda da sociedade para conclusão das obras de restauro, devido à gravidade do estado físico que fora encontrada e também em decorrência da organização da grande estrutura para um dos maiores eventos históricos da cidade que será a festa de setembro deste ano.













Fonte: Portal Vilson Nunes com informações de Igor Nogueira

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão