CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM DE REJEITOS AMEAÇA NASCENTE E RESERVATÓRIO DE CERAÍMA


A retomada do Projeto Pedra de Ferro pela Bahia Mineração está trazendo uma grande preocupação para a comunidade regional: a construção de uma barragem de rejeitos na nascente do rio que leva o mesmo nome do projeto, ameaça o abastecimento e as atividades de subsistências de centenas de famílias.
A fonte de água que brota de dentro do Vale do Capão abastece diretamente as comunidades de Capoeira de Baixo, Capoeira de Cima, Pau Ferro, Barriguda, Baixa Preta, Peri-peri, Poço Comprido, Estreito e aproximadamente três mil famílias recebem água da mesma localidade através de carros pipas época da estiagem.
Além do possível dano irreversível ao matar a nascente de um rio há a preocupação com a contaminação do lençol freático com disposição de metais e detritos tóxicos. A barragem será ainda uma permanente ameaça ao reservatório de Ceraíma que ficará a jusante e em caso de acidente as conseqüências seriam nefastas.
Já houve mobilização da comunidade que impediu o desmatamento da área e acionou órgãos ambientais reivindicando destes medidas que garantam a preservação da nascente e busquem alternativas para a construção da barragem de rejeitos.

Por Bonny Silva

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão