TCA 50 anos: Fabíola Mansur reivindica 1,5% do orçamento para Cultura

FOTO - BAHIA JÁ.

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) aproveitou a sessão especial da Alba em celebração aos 50 anos do Teatro Castro Alves (TCA) para defender que o Governo da Bahia destine 1,5% de seu orçamento anual para o setor cultural, em consonância com a PEC 150/2003.

“Progredimos muito, mas precisamos ter um horizonte de no mínimo 1,5% da receita para a Cultura mesmo no momento de crise, precisamos descontingenciar o orçamento e democratizar a gestão e as políticas culturais”, declarou a deputada, lembrando que mesmo sendo o principal complexo cultural do Estado da Bahia, e do Norte-Nordeste, o TCA ressente-se da falta de recursos e de autonomia para gerir seus corpos estáveis, residentes, programas e projetos.

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) foi a proponente da cerimônia realizada na Sala Principal do TCA realizada na noite desta quarta-feira à noite e que foi encerrada com a apresentação aberta ao público do espetáculo Lub Tub pelos bailarinos do BTCA. Osba e Neojibá executaram conjuntamente o Hino Nacional e o Hino da Bahia, que foram respondidos pela plateia com aplausos e com o côro 'Fora Temer' e 'Diretas Já'.

A mesa foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ângelo Coronel e teve ainda como oradores o  secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, que representou o governador Rui Costa, o líder da maioria na Alba, deputado Zé Neto. Além deles, a presidente da Funceb, Fernanda Tourinho, e o diretor geral do TCA, Moacyr Gramacho, receberam da Alba uma placa comemorativa aos 50 anos do maior complexo cultural do Norte-Nordeste. “É a energia que existe entre o palco e  plateia que faz o TCA funcionar”, destacou o diretor geral do TCA, Moacyr Gramacho, lembrando que diariamente circulam pelas instalações do espaço mais de mil pessoas.

Marcaram presença ao evento ainda a deputada estadual Maria Del Carmen, os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, da Promoção da Igualdade Racial, Fábia Reis, e do Trabalho Renda e Esporte, Olívia Santana, além do diretor do Irdeb, Flávio Gonçalves, do presidente do Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, entre outras personalidades.

História - A proponente explicou que a sessão especial em homenagem ao cinquentenário do TCA pela Alba era, na verdade, uma retomada das origens do teatro. Embora oficialmente inaugurado em 1967, o complexo foi originalmente concebido em 1948, a partir de um projeto de lei do então deputado estadual Antônio Balbino, que inauguraria o espaço como governador em 1958 não fosse um grande incêndio que destruiu a Sala Principal.  “O TCA celebra o casamento entre a politica e a arte. Se o artista tem de ir aonde o povo está, a Assembleia Legislativa também tem”, completou.

“Fico feliz que a Assembleia Legislativa se oxigenou, que os deputados saiam de seus gabinetes e que a Alba fale e ouça a voz das ruas. Esse é o novo tempo que a a gente defende”, elogiou o presidente da Alba, Ângelo Coronel. O deputado Zé Neto também saudou Fabíola pela iniciativa de homenagear o teatro e principalmente pela “sacada” de celebrar a homenagem no próprio TCA. “Não tem como alguém com 53 anos ter vivido na Bahia e ter andado em Salvador sem conhecer o Teatro Castro Alves. Este é o espaço da reconstrução da cultura e da nossa identidade”, declarou.

“Fabíola não está conosco hoje, ela está conosco desde o inicio de seu mandato na luta por um percentual maior para a cultura, na emenda para requalificação da escola de dança da Funceb. Fabíola ter proposto essa sessão no TCA se reveste de um simbolismo muito grande, é como se trouxesse a Alba aqui para fazer sua reverencia à nossa casa de arte”, pontuou Fernanda Tourinho.

Ao reverenciar Fabíola Mansur pela “ideia genial” de trazer a Alba para dentro do TCA, o secretário de Cultura Jorge Portugal anunciou uma novidade para além da segunda etapa do projeto Novo TCA, iniciado com a reforma da Concha Acústica e que será completado com a inauguração da nova Sala do Coro. “Estamos acertando os detalhes para retomar o projeto Sua Nota é um show, que juntamente com o projeto Domingo no TCA irão promover uma explosão de inclusão social neste espaço maravilhoso”, finalizou Portugal.

BAHIA JÁ

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão