Juventude de Viração: uma página do Movimento Estudantil

Fonte: www.aldeiaglobal.net.br

Publicidade
Juventude de Viração
Frederico Luiz

A 'Juventude de Viração' ou 'Viração' foi uma corrente que atuou no movimento estudantil nos anos 80 e 90. A tendência era ligada ao PCdoB, mas se apresentava garbosamente como a legítima 'representante do conjunto dos estudantes'.

Organizados em todo o País, eles cansaram de eleger seguidamente os presidentes da UNE da sua época a exemplo do ex-deputado federal e atual prefeito de Olinda, Renilson Calheiros. Outro que se elegeu nos braços do que sobrou da Viração foi o senador Lindberg Farias, ex-prefeito de Nova Iguaçu e que começou sua carreira nesta juventude como presidente do Centro Acadêmico de Medicina da UFPb. Isso mesmo, na Paraíba!

O nome, Viração, reza a lenda que é invenção do ex-deputado federal constituinte por Goiás, Aldo Arantes. Mas, foram os baianos que usaram pela primeira vez esta denominação. Eles gritavam nas manifestações estudantis: "Força, ação, aqui é viração", para desespero dos petistas e de suas correntes que perdiam repetidas eleições.

Substituída pela UJS (União da Juventude Socialista), a Juventude de Viração marcou sua época pela invencibilidade e pela espírito guerreiro de seus membros, fossem ou não ligados ao PCdoB.

Seguem a canção tema desses jovens que trocavam a última palavra por Viração. E um pouco da história destes que de forma alguma se contentavam com 10 centavos. Eles queriam e conseguiram muito, muito mais!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão