INDÚSTRIA EÓLICA NA BAHIA PODE ENTRAR EM CRISE SEM NOVOS PROJETOS

BAHIA ECONÔMICA



As fábricas da cadeia de equipamentos eólicos na Bahia estão preocupadas com o baixo nível de contratação atual e existe o risco de fechamento de empresas do setor. A situação será mais grave a partir de 2018, quando a maior parte dos projetos contratados nos leilões de 2014 e 2015 terminam e, como não estão ocorrendo novos leilões, a capacidade ociosa das fabricantes pode se tornar um sério problema.

Essas empresa  se instalaram em locais próximos dos complexos eólicos e investiram no desenvolvimento da expertise necessária no negócio, mas a falta de projetos novos podem fazer com que muitos deles não tenham escolha que não seja fechar as portas.

Se o governo não promover um novo leilão voltado para a fonte eólica ainda neste ano, as empresa baianas, que já estão com capacidade ociosa, vão ser afetadas, mas o  impacto negativo será mais forte será no fim de 2018 e em 2019. Alguns empresa já pensam em reduzir o quadro de funcionários, muitos deles especializados.

 A possibilidade de um novo leilão existe, pois haverá um leilão de descontratação, previsto para o dia 31 de agosto e o governo vai tirar do planejamento usinas de energia renovável contratadas mas que não vão sair do papel.

Se os leilões de energia não voltarem a acontecer há risco de empresas de energia fecharem no estado. Essas empresa empregam cerca de 3 mil pessoa e deixarão de receber encomendas de novos equipamentos se nào houver novos projetos. 

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão