Beija-Flor da Bahia: A formação histórica e o futuro de Guananbi






O objetivo dessa matéria é pensar a nossa bela Guanambi, refletir, analisar e projetar ações para o futuro da cidade. 

A história de formação de Guanambi e suas transformações ao longo dos anos sob o ponto de vista do seu desenvolvimento sustentável, fez com que ficasse conhecida como a Vila do Beija-Flor, depois Capital do Algodão e a atual Capital dos Ventos.

A construção de uma cidade como Guanambi requer o envolvimento de diversos atores, alicerce, administrações progressistas e um povo dedicado ao trabalho. 

Segundo o levantamento feito pela Firjan, é atualmente o município mais desenvolvido da Bahia. A versão 2015 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) monitora o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios baianos em três áreas: emprego e renda, educação e saúde, constatado na mais recente apuração do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Também ganhou o prêmio de cidade verde.

É uma cidade bem planejada com anel viário, grandes avenidas, praças arborizadas e limpas, centro administrativo, desenvolvimento e crescimento do comércio, serviços, saúde e educação, máquina pública bem estruturada, organização de grandes eventos e festas, parques eólicos, Fiol, serviços bancários e hospedagem, diversas instituições públicas e privadas, reservatórios de abastecimentos de água, avanços na construção civil, entre outros aspectos positivos.


A cidade precisa resolver e avançar na solução de diversos problemas , tais como: aeroporto, ampliação do esgotamento sanitário, recuperação e urbanização das lagoas, construção de praças e pavimentação de ruas nos diversos bairros populares, descarte de lixo nas saídas da cidade, emprego e renda, combate a violência e as drogas, segurança pública, melhoria da qualidade dos serviços de saúde e educação, proteção e preservação das áreas históricas e ambientais, avanço nas políticas sociais, cuidar da feira livre, ampliação das políticas públicas para os distritos e a zona rural, entre outros temas.

Sugestões e propostas para reflexão e ações para a atual e as futuras administrações de Guanambi:



  • Recuperação e preservação dos Riachos dos Brindes e do Belém. O Prefeito Jairo Magalhães já anunciou a construção de uma avenida no bairro Brindes com recuperação e preservação do riacho dos Brindes. 
  • Construção do Mirante do Monte Pascoal.
  • Construção de uma Praça no Lajedo Novo.
  • Construção de uma área de lazer na Lagoa de João Amaral.
  • Construção de uma ciclovia no anel viário.
  • Projeto de revitalização da Feira Livre.
  • Projeto Parque Ecoturístico do Poço do Magro.
  • Projeto de restauração do Solar dos Barros  e urbanização da Lagoa da Espera em Mutãs. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão