Prefeitura de Guanambi e Secretaria de Saúde iniciam projeto para criação de centro de controle de natalidade canina



A Prefeitura de Guanambi e a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica iniciaram neste mês, as tratativas para a construção do Centro de Controle de Natalidade Canina. O local foi visitado pelo Secretário Municipal de Saúde André Moitinho Fagundes, pelo diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica Ernivaldo Viana, o veterinário Dácio Plácido Fernandes e representando o prefeito Jairo Magalhães, o Secretário de Governo Edilmar Ladeia (Nezinho), para discussão dos detalhes finais para elaboração do projeto.

Localizado na saída para Palmas de Monte Alto, o local receberá toda estrutura necessária, onde acomodará os animais que serão capturados nas vias públicas. Inicialmente estes passarão por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e colocados para adoção, em parceria a ser firmada com entidades e ongs de proteção aos animais, tudo, para maior controle da população canina, o que irá diminuir sensivelmente a ocorrência de acidentes, ataques a transeuntes e disseminação de diversas doenças.

O projeto que está sendo desenvolvido atende a todos os parâmetros técnicos e exigências da Fundação Nacional de Saúde - (FNS). “Estamos atendendo ao clamor popular, devido o aumento dos animais pela cidade, o prefeito Jairo Magalhães, sensível a esta causa, está prestando todo o apoio na adoção destas medidas”, frisou Moitinho.

Ainda segundo o secretário, o local será dotado de toda infraestrutura necessária, “teremos recepção, centro cirúrgico, local de pós-operatório, veterinário e equipe capacitada. O animal ficará em observação durante 15 dias e logo após, depois de todo o cuidado, como vacinação, será colocado para adoção”, salientou.  

O espaço terá a capacidade estimada para castração de 60 animais por mês, totalizando 720 no ano, o que deve diminuir a médio prazo a população de cães que vagam pela cidade. 

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE GUANAMBI


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão