PERÍMETRO IRRIGADO DE CERAÍMA: OITO ANOS SEM PRODUÇÃO AGRÍCOLA




O Perímetro Irrigado de Ceraíma, ao longo da sua história, foi o maior responsável pela produção e abastecimento de hortifruticultura da região de Guanambi.  A produção foi seriamente prejudicada com as estiagens aos longos dos anos. Depois o Governo Federal construiu a Adutora do Algodão que passou a fazer o abastecimento de água para as cidades de Guanambi, Candiba e Pindaí, todas abastecidas por Ceraíma.

Nos últimos três anos, a barragem recuperou o seu volume de água, sendo que em 2017 está com a capacidade de 90% do seu volume que é de 59 milhões de m³.

A irrigação do perímetro agrícola está suspensa desde 2008 e, até o momento, os colonos aguardam do Poder Público Federal, Estadual e Municipal uma iniciativa concreta para solucionar a situação de abandono desse importante celeiro de produção agrícola da região.

O Projeto de Recuperação do Perímetro de Ceraíma ficou na gaveta e, até hoje, está na promessa. A notícia positiva é que a Codevasf anunciou a liberação de R$ 6 milhões, através da intervenção do Deputado Federal Arthur Maia, sendo necessário um investimento de R$ 10 milhões para a implantação do novo sistema de irrigação. O restante da verba será liberada em 2018.

Os irrigantes reivindicam a agilização do processo burocrático e da licitação, visando retomar a produção agrícola e recuperar os prejuízos incalculáveis dos 112 colonos aos longos desse oito anos sem produção.





Na sessão da Câmara de Vereadores de Guanambi no último dia 10, o Vereador Vanderlei Santos fez uma abordagem sobre a situação do Perímetro Irrigado de Ceraíma e conclamou aos órgãos responsáveis a urgência na liberação dos recursos e no processo licitatório para a recuperação da mais importante área de produção agrícola da região. 

VEJA O VÍDEO SOBRE A SITUAÇÃO DO PERÍMETRO IRRIGADO DE CERAÍMA 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão