Bancos lucram R$ 59,6 bilhões em 2016


Postado: 20 de Abril de 2017 - 13h33
Está tudo no âmbito do melhor dos sonhos para os banqueiros. Embora chorem pitangas ao falar de crise apenas na hora de cortar postos de trabalho e fechar agências pelo país, os cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander) registraram lucro líquido de R$ 59,6 bilhões em 2016 e concentram hoje 87% de todas as operações de crédito no Brasil. 

Os dados divulgados pelo Dieese revelam ainda que o resultado operacional dos gigantes do setor cresceu 204,8% em relação ao ano anterior, mais do que dobrando em todas as organizações. Mesmo assim, os bancos passaram a faca nos empregos em 2016. 
 
O Banco do Brasil foi o campeão de cortes sem reposição. Foram 8.569 vagas a menos, fruto do Peai (Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada). Santander, Itaú e Caixa seguiram o mau exemplo e eliminaram 2.770, 2.610 e 2.480 postos, respectivamente. 
 
Vale lembrar que o saldo negativo da Caixa aumenta com a adesão de mais 4.645 mil pessoas ao PDVE (Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário) do banco, aberto em 2017, também graças ao sucateamento feito pelo governo Temer.
 
Números terríveis de um setor robusto, mas ganancioso. Só nas receitas com tarifas, as empresas cobririam entre 100% e 156% das despesas com pessoal. Prova de que as tarifas são abusivas e o descaso com o bancário, gritante. 

Sindicato dos Bancários da Bahia

Share:
Postar um comentário

Acesse e Leia!

Mais Vistos da Semana

Total de visualizações

Arquivo do blog

Google+ Followers

Arquivo do blog