Ação dos Voluntários do Sertão conta com investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado


Ascom GovBA

Com a meta de realizar cerca de 25 mil atendimentos entre cirurgias de catarata, consultas médicas, procedimentos odontológicos, dentre outros serviços, a 17ª Edição do Voluntários do Sertão beneficiará a população de Irecê e região até sexta-feira (21). Contando com um investimento de cerca de R$ 1 milhão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a ação será conferida de perto pelo secretário Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (19), a partir das 9h.

Logo depois, Vilas-Boas visitará as obras da Policlínica de Irecê, que já está com 70% das obras concluídas. Na policlínica, a população dos municípios participantes terá acesso a consultas, exames e procedimentos em até 18 especialidades médicas, a exemplo de angiologista, cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, mastologista e neurologista. Exames e serviços como ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, tomografias e ressonâncias também poderão ser realizados na unidade.

Atendimentos

Serão utilizadas 20 carretas para oferecer diversos serviços como odontologia, oftalmologia, densitometria óssea, eletrocardiograma, ultrassonografia, exames de mamografia, raio-x e também procedimentos cirúrgicos diversos. Mais de 100 médicos nas áreas de pediatria, ginecologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, cardiologia, gastroenterologia, ortopedia, anestesia, cirurgia geral, urologia, dermatologia, clínica geral, e ainda profissionais de psicologia e nutrição serão mobilizados durante o evento social.

Em 2016, o evento foi realizado em Santa Cruz Cabrália, município do extremo- sul da Bahia. “Foi uma ação impressionante que movimentou 700 voluntários e essa edição teve um foco especial na comunidade indígena da Bahia, com a presença de 55 aldeias oriundas de 11 municípios. Em Irecê, esperamos o mesmo sucesso", afirmou Fábio Vilas-Boas.

Além dos procedimentos, serão disponibilizados óculos às pessoas atendidas que forem diagnosticadas com a necessidade de óculos de grau. Serão entregues também, quando necessário, na farmácia que serve ao mutirão, medicamentos. A ação tem como objetivo promover a assistência à saúde, assistência social, nutricional e incentivar o voluntariado, com acompanhamento dos indicadores de transformação social.

Fonte: Ascom/Sesab

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão