A colheita Tucana: a Lava Jato implodiu o PSDB


GUILHERME COUTINHO - 247 BRASIL
Especialista em direito público, Comunicólogo e responsável pelo blog Nitroglicerina Política


A operação Lava Jato jamais teria alcançado o status de mega operação se Aécio tivesse ganhado as eleições de 2014. Quando o resultado com mais uma vitória do PT nas urnas (a quarta consecutiva) foi anunciado, a lava jato ainda engatinhava em sua primeira fase. Mas o PSDB não aceitou a derrota e tratou de semear o golpe, apostando que a Operação derrubaria Dilma, sem prejudicar a intocável reputação tucana. Contavam com a blindagem na república de Curitiba. Não previram as denúncias de Fachin. Agora o PSDB teme pelo seu fim justamente pelas mãos do algoz que ajudou a criar. O fim parece estar próximo.
A temida" Lista de Fachin" alcançou os três poderes em todos os níveis da federação. Constam nela nove ministros do governo golpista, os presidentes da Câmara e Senado, mais de setenta parlamentares e ao menos três governadores. Mas ninguém teve mais denúncias que Aécio Neves, cinco ao todo. Tudo vai piorar quando abrirem a verdadeira "caixa-preta" do presidente tucano: o esquema de Furnas. O sonho de "mineirinho" de ocupar o Planalto parece estar bem longe agora. Mas talvez haja vaga para ele na papuda.
Além de Aécio, outros nomes importantes do partido apareceram na delação da Odebrecht e terão processos abertos no STF ou nas instâncias competentes, de acordo com o foro de cada um: Jose Serra, Aloysio Nunes,Geraldo Alckmin, Antonio Anastasia, Beto Richa e Fernando Henrique Cardoso. Perceba-se que estão incluídos na lista o relator do golpe, o chefe do partido, o vice de Aécio nas últimas eleições e dois governadores de Estado. As estruturas ficaram abaladas.
Dizem que o plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória. Nada mais justo. Quando o PSDB semeou a lava jato, talvez não esperasse que a colheita fosse tão dolorosa. Todos os políticos citados aqui, de uma forma ou de outra, protestaram contra a "corrupção" durante o processo de Dilma. Nós não esqueceremos. O mundo dá voltas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão