Estudantes de Correntina realizam ações para proteger rios da cidade

Ascom GovBA

A preocupação com a proteção, a conservação e o uso racional da água no município de Correntina, no oeste do estado, tem motivado a realização de diferentes ações pedagógicas no Colégio Estadual de Correntina. Palestras, debates e aulas de campo são algumas iniciativas que buscam despertar nos estudantes e na comunidade local a adoção de práticas sustentáveis, voltadas a contribuir para o cuidado com os recursos hídricos na cidade banhada pelos rios Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio, da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente.

correntina
Alunos adotam práticas sustentáveis, voltadas a contribuir para o cuidado com os recursos hídricos ...
Fotos: Divulgação

A ação alerta para problemas como a poluição e o uso inadequado das águas, que ameaçam os mananciais. O estudante Ronivon Figueiredo de Almeida, 17, 2º ano, fala da preocupação cotidiana que todos devem ter com os recursos hídricos. “Nossa água está reduzindo cada vez mais, e isso é devido ao mau uso e à falta de consciência. Podemos começar essa preservação em casa, adotando medidas como tomar banho em período curto, fechar a torneira enquanto escova os dentes, reutilizar a água da lavanderia e reduzir a quantidade de água durante a lavagem da calçada e do carro. Precisamos nos preocupar em deixar água para as próximas gerações”.

correntina
...na cidade banhada por rios como o Correntina e o Guará, da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente.
Izael Rocha Silva, 19, está no 3º ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária e destaca que a abordagem do tema é fundamental para a sua formação técnica e o exercício da futura profissão. “Além de obter conhecimento na minha profissão sobre o melhor uso da água, nas palestras fico informado sobre a escassez dela em alguns lugares, inclusive na Bahia. Aqui, na cidade, ainda temos muita água, mas se não cuidarmos pode faltar. Água é vida, devemos utilizá-la de maneira responsável”.

A professora de Sociologia, Aparecida Amaral Silva, enfatiza as atividades multidisciplinares que contribuem para os estudantes desenvolverem uma consciência socioambiental necessária para garantir os múltiplos usos da água pelas atuais e futuras gerações. “Buscamos promover conhecimentos sobre a água. Realizamos rodas de conversa com biólogos e representantes de movimentos sociais, no auditório da escola, sobre a situação dos rios que banham a cidade. Também já visitamos o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Correntina, para que os estudantes conheçam o processo de tratamento do esgoto. Todo conhecimento nesta fase da vida é fundamental para a formação de cidadãos conscientes sobre o seu papel por um mundo sustentável”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
Share:
Postar um comentário

Acesse e Leia!

Mais Vistos da Semana

Total de visualizações

Arquivo do blog

Google+ Followers

Arquivo do blog