Caetité: Ações para o desenvolvimento rural no Sertão Produtivo são discutidas em encontro




“Esse encontro eu considero de fundamental importância, porque a gente discutiu programas que podem ser implantados nos municípios e que vão trazer viabilidade aos trabalhos, que a gente procura desenvolver para atender melhor homens e mulheres da agricultura familiar”, opinou Zorizeth Oliveira, secretária de agricultura do município de Dom Basílio, durante atividade realizada em Caetité, Território Sertão Produtivo, nesta quarta-feira (08).

O encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), intitulado como Parceria com os Municípios para o Desenvolvimento Rural, aconteceu, no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), e teve o objetivo de apresentar aos gestores municipais, prefeitos, secretários, sindicatos e entidades que lidam com a produção rural, um conjunto de programas e ações estratégicas, que contribuem para intensificar a articulação de políticas públicas, no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF).

“Desejamos que haja adesão aos programas, projetos e ações que apresentamos, pois ofertamos um conjunto de serviços que são inerentes e necessários para mais desenvolvimento da mulher e do homem do campo, se operacionalizado nessa parceria entre estado e município, nós vamos fazer muito mais, com mais qualidade e menor tempo”, explicou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias que fez apresentação institucional, mostrando as iniciativas estratégicas da SDR.

A chefa do setor de Planejamento e Assistência Técnica da Secretaria de Agricultura de Livramento de Nossa Senhora, Maria Célia Castro, ressaltou que “essa parceria é importante para que haja um desenvolvimento agrícola” e Priscila Lima, assessora de inclusão produtiva do território Sertão Produtivo, completou que “é necessário se ter uma visão de territorialidade. Cada um tem o seu papel, mas a prefeitura e o Estado, trabalhando em conjunto as ações, funcionam muito melhor”.

Cardápio

Aprimoramento do SETAF e SEMAF, ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Mecanização Rural, Garantia Safra, Crédito Fundiário, Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS), Bahia Produtiva, Regularização Fundiária, dentre outros assuntos foram expostos ao público presente, mostrando a variedade do cardápio de ações da SDR em prol do desenvolvimento rural e inclusão produtiva.

“Vejo com bons olhos e satisfação a apresentação dos programas e projetos como esses, que visam desenvolver e dar apoio a agricultura familiar. Nós precisamos, pois a maioria da população nossa vive na zona rural”, destacou o prefeito de Caetité, Aldo Godim.

A técnica dirigente da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), Verônica Brito, sinalizou que essa aproximação para realização de ações em conjunto é importante para o produtor rural. “Acredito que essa parceria, para um trabalho coletivo entre associações, cooperativas, sindicatos, município e Estado, é importante para que haja um desenvolvimento rural sustentável, com transição agroecológica e técnicas de convivência com semiárido”.

Participações

Marcaram presença na atividade o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), João Alberto Souza, a coordenadora Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), Helca Silva, juntamente com representantes do Consórcio Alto do Sertão, sindicatos, cooperativas, movimentos e entidades representativas da agricultura familiar, entre outras organizações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão