RUÍNAS DA IGREJA NOSSO SENHOR DE VERA CRUZ






No dia 10, o Vereador do PCdoB de Vera Cruz, Linsmar Santana, e a Deputada Federal Alice Portugal - PCdoB visitaram as ruínas da Igreja Nosso Senhor de Vera Cruz que fica localizada na BA-868 na localidade de Baiacu. 

A localidade de Baiacu foi fundada em 1560 pelos jesuítas e a Igreja Nosso Senhor de Vera Cruz foi construída em 1561 e é a terceira mais antiga do país.

A igreja secular é uma mistura das ruínas com os troncos e raízes de uma gigantesca gameleira. A área é protegida por uma reserva florestal com plantas nativas e representa um santuário religioso.

É um exemplo do sincretismo religioso da localidade de Baiacu.  Anualmente, no dia 14 de Setembro, a Igreja Católica realiza a tradicional festa de Nosso Senhor de Vera Cruz. A Gameleira é uma árvore sagrada do candomblé e transformou a antiga casa de oração católica em ponto frequente de culto aos órixas. 


A localidade do Baiacu é um destino turístico, em desenvolvimento, com chance de se tornar um polo turístico local com o fortalecimento da pesca e da agricultura familiar com o estímulo de emprego e renda. A restauração da BA-868 realizada pelo Governo do Estado foi um importante passo para tirar a localidade de Baiacu do isolamento e facilitar o acesso as ruínas da Igreja Nosso Senhor de Vera Cruz.


Ascom do Vereador Linsmar - Vera Cruz 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão