ESCRITORA TEREZINHA TEIXEIRA SANTOS HOMENAGEIA CENTENÁRIO DA PROFESSORA NELSA LUZIA


CENTENÁRIO   DE   NASCIMENTO
  NELSA  LUZIA  DE  SOUZA  TEIXEIRA
ÍCONE  DA  EDUCAÇÃO  GUANAMBIENSE


 Cem anos atrás, percorrendo estradas poeirentas e estreitas, ora de carro de boi, ora a cavalo, era assim  que chegávamos à pequena Vila do Gentio. Em dezembro, as chuvas chegavam, o sertão rejuvenescia  e o sertanejo retomava a alegria com o verde da caatinga. Na corrida do tempo, as famílias se preparavam  para a festa de Santa Luzia, no dia 13. Em cada janela de cada casa da Vila se via o clarão de uma  luz  ( de vela ou fifó), para homenagear  a Santa  protetora dos olhos. Foi  justamente no  dia 13 de dezembro de 1916 que nasceu a preclara mestra Nelsa Luzia de Souza Teixeira,  filha primogênita do casal Generaldo de Souza Teixeira e Maria Rosa Teixeira.


          Na escala biológica da vida, a Professora Nelsa viveu sua infância  nas terras soltas do Gentio, sua terra natal. Foi alfabetizada pelo seu pai e por professores particulares.  Continuou seus estudos na cidade de Caetité-Bahia, onde, em 1938, concluiu o curso de Magistério na Escola Normal de Caetité. Em 1940, foi nomeada para a primeira Escola Municipal de Guanambi-Bahia. Exerceu sua profissão de professora em várias escolas municipais, estaduais e particulares. Foi uma exímia professora de Português, conhecedora da gramática e se dedicava, com especial  cuidado e cumprimentos rigorosos, aos estudos  do verbo. Como Professora D. Nelsa enriqueceu a aprendizagem de muitos alunos   


         Em 12 de maio de 2016, aos 99 anos, a querida professora Nelsa  foi para a Morada Eterna. Lá, no Reino de Deus, ela foi recebida pelos anjos que, hoje,  cantam  louvores pelo seu Centenário de Nascimento.


          Neste momento de imensa saudade elevo o meu pensamento a Deus em agradecimento pelos anos em que  tivemos a Professora Nelsa em nosso convívio e pelo valioso legado que ela deixou  para a educação da nossa Guanambi.


          É difícil falar sobre  D. Nelsa, uma mulher tão completa: Professora, educadora, filha, esposa, mãe, amiga e possuidora de um cabedal de conhecimentos que fomentou a nossa cultura e que educou muitas gerações. Tive o privilégio de tê-la como minha primeira professora e ainda contar com a sua ajuda,  orientação e amizade até o entardecer da minha vida.


         D. Nelsa, ou Roxinha, como gostava de ser chamada, tinha como características  principais  a  humildade  e o amor. Ainda mesmo com o semblante turvo depois de algo triste e descontente, ela se revelava forte e corajosa para  seguir novas veredas. Procurava sempre unir a generosidade  do seu coração com a luz dos saberes. A grandeza e a magnitude das suas virtudes enobrecem a sua vida.


                Professora  Nelsa será sempre lembrada como uma estrela que espargiu a luz do saber na Educação de Guanambi.




               Nossa  eterna gratidão




    Guanambi, 13 de dezembro de 2016


Terezinha Teixeira Santos

FONTE - JORGE JORNAIS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão