7 de fev de 2017

ESCRITORA TEREZINHA TEIXEIRA SANTOS HOMENAGEIA CENTENÁRIO DA PROFESSORA NELSA LUZIA


CENTENÁRIO   DE   NASCIMENTO
  NELSA  LUZIA  DE  SOUZA  TEIXEIRA
ÍCONE  DA  EDUCAÇÃO  GUANAMBIENSE


 Cem anos atrás, percorrendo estradas poeirentas e estreitas, ora de carro de boi, ora a cavalo, era assim  que chegávamos à pequena Vila do Gentio. Em dezembro, as chuvas chegavam, o sertão rejuvenescia  e o sertanejo retomava a alegria com o verde da caatinga. Na corrida do tempo, as famílias se preparavam  para a festa de Santa Luzia, no dia 13. Em cada janela de cada casa da Vila se via o clarão de uma  luz  ( de vela ou fifó), para homenagear  a Santa  protetora dos olhos. Foi  justamente no  dia 13 de dezembro de 1916 que nasceu a preclara mestra Nelsa Luzia de Souza Teixeira,  filha primogênita do casal Generaldo de Souza Teixeira e Maria Rosa Teixeira.


          Na escala biológica da vida, a Professora Nelsa viveu sua infância  nas terras soltas do Gentio, sua terra natal. Foi alfabetizada pelo seu pai e por professores particulares.  Continuou seus estudos na cidade de Caetité-Bahia, onde, em 1938, concluiu o curso de Magistério na Escola Normal de Caetité. Em 1940, foi nomeada para a primeira Escola Municipal de Guanambi-Bahia. Exerceu sua profissão de professora em várias escolas municipais, estaduais e particulares. Foi uma exímia professora de Português, conhecedora da gramática e se dedicava, com especial  cuidado e cumprimentos rigorosos, aos estudos  do verbo. Como Professora D. Nelsa enriqueceu a aprendizagem de muitos alunos   


         Em 12 de maio de 2016, aos 99 anos, a querida professora Nelsa  foi para a Morada Eterna. Lá, no Reino de Deus, ela foi recebida pelos anjos que, hoje,  cantam  louvores pelo seu Centenário de Nascimento.


          Neste momento de imensa saudade elevo o meu pensamento a Deus em agradecimento pelos anos em que  tivemos a Professora Nelsa em nosso convívio e pelo valioso legado que ela deixou  para a educação da nossa Guanambi.


          É difícil falar sobre  D. Nelsa, uma mulher tão completa: Professora, educadora, filha, esposa, mãe, amiga e possuidora de um cabedal de conhecimentos que fomentou a nossa cultura e que educou muitas gerações. Tive o privilégio de tê-la como minha primeira professora e ainda contar com a sua ajuda,  orientação e amizade até o entardecer da minha vida.


         D. Nelsa, ou Roxinha, como gostava de ser chamada, tinha como características  principais  a  humildade  e o amor. Ainda mesmo com o semblante turvo depois de algo triste e descontente, ela se revelava forte e corajosa para  seguir novas veredas. Procurava sempre unir a generosidade  do seu coração com a luz dos saberes. A grandeza e a magnitude das suas virtudes enobrecem a sua vida.


                Professora  Nelsa será sempre lembrada como uma estrela que espargiu a luz do saber na Educação de Guanambi.




               Nossa  eterna gratidão




    Guanambi, 13 de dezembro de 2016


Terezinha Teixeira Santos

FONTE - JORGE JORNAIS