6 de dez de 2016

LANÇADO EDITAL PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DA RMS QUE PREVÊ PONTE E VLT

BAHIA ECONÔMICA


 
O edital de abertura do processo licitatório destinado à contratação de empresa para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Salvador foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). A elaboração do documento será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e terá a cooperação técnica e assessoramento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
 
Principal instrumento da Política Urbana para a RMS, o PDUI vai contemplar diretrizes comuns a toda região, envolvendo questões fundamentais para o desenvolvimento urbano integrado, como mobilidade, habitação, saneamento básico e planejamento e gestão territorial. O prazo para conclusão do PDUI é de 18 meses, a contar a partir da assinatura da ordem de serviço.O último Plano de Desenvolvimento da RMS data de 1982. “São 34 anos de um Plano que vem de um rescaldo da Ditadura Militar e, portanto, imposto sem qualquer debate. Este novo PDUI é um projeto de Governo, pensado com a participação da sociedade e que vai transformar a configuração urbana da Região Metropolitana de Salvador, especialmente no que tange a mobilidade”, destaca a superintendente de Gestão Territorial da Sedur, Lívia Gabrielli. 
 
Um dos principais projetos pensados para a mobilidade é o Veículo Leve sobre Trilhos Metropolitano (VLT), que ligará as cidades de Simões Filho, Camaçari, Dias D'Ávila e Candeias ao metrô de Salvador. “O Governo do Estado tem um Plano Estratégico com investimesntos de R$ 9 bilhões em Mobilidade Urbana para Salvador e região metropolitana”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins. 
 
Outro importante projeto no âmbito é a ponte Salvador – Itaparica (SVO) que abrange, entre outros pontos, o Plano Urbano Intermunicipal da Ilha de Itaparica (PUI), constituído com a coordenação da Sedur. Apresentado à população em audiência pública, em julho, o PUI visa promover o desenvolvimento econômico, social, territorial e institucional de Vera Cruz e Itaparica, integrando-as aos demais municípios da Região Metropolitana de Salvador.