13 de jul de 2016

GOVERNO TEMER VAI LANÇAR PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

BAHIA ECONÔMICA


Em reunião com vários senadores, no último dia 5 de julho, o presidente Michel Temer aceitou uma série de sugestões do senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, responsável pela análise da Agenda Brasil.

Entre as sugestões estava uma ação imediata para a revitalização do Rio São Francisco. A sugestão foi bem recebida e o governo Temer, vai lançar em breve um programa de obras para a revitalização do Rio São Francisco, conforma informa a colunista Mônica Bergamo do jornal Folha de São Paulo.

Será um programa de longo prazo com medidas para os próximos 10 anos e que incluirão despoluição das águas, conservação do solo, reflorestamento das margens e saneamento da bacia do rio. Chamado de “Novo Chico” o programa pretende aplicar  R$ 6,7 bilhões até 2026.  Os recursos serão incluídos no Orçamento de 2017 e só a recuperação de áreas degradadas deve consumir R$ 3 bilhões até 2026.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) vem destacando no senado a importância da revitalização do Rio São Francisco.  Alencar tem reiterado a necessidade de investimentos do governo federal para evitar que o rio vire um "caminho de areia" como se encontram hoje afluentes do São Francisco.