“Fiol se chamar Vasco Neto é uma homenagem mais que justa”, afirma Ivana Bastos


A deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão Especial da Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul da Assembleia Legislativa, considerou mais do que justa a homenagem feita ao engenheiro, professor e ex-deputado, Vasco Azevedo Neto. Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei N 13.304, que estabelece que o trecho da Fiol que compreende os municípios de Ilhéus, no sul da Bahia, e Figueirópolis, em Tocantins, seja batizado de Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto.

De autoria da senadora Lídice da Mata e do senador licenciado, Walter Pinheiro, a lei registra a homenagem do país ao idealizador do projeto da ferrovia, que fez carreira na Bahia, onde se formou engenharia civil, pela então Escola Politécnica da Bahia.

Natural de Gaxupé, Minas Gerais, Vasco Neto era filho do também engenheiro Vasco Filho, que deu nome ao trecho da BR-324 que liga Salvador e Feira de Santana. Vasco Neto foi além, sendo o primeiro a idealizar uma ferrovia ligando o Brasil ao Peru, dando uma demonstração de que seu tino profissional era voltado para pensar o desenvolvimento não só do país, mais de um continente. Também foi engenheiro do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e do Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNEF), teve quatro mandatos como deputado federal e concorreu à Presidência da República em 1998.  “Este é um projeto que vem registrar o agradecimento de um país ao homem que pensou à frente do seu tempo, idealizando projetos que mudaram a cara do Brasil. É uma homenagem mais do que merecida a este agente transformador da realidade brasileira”, afirmou Ivana Bastos.

A deputada também lembrou que, no dia 11 de agosto, às 18h, será realizada na Assembleia Legislativa a Sessão Especial para entrega da Comenda Dois de Julho (post mortem) ao engenheiro Vasco Neto, proposta pelo seu mandato. 

camila@deputadaivanabastos.com.br>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão