Participação em ministério de Temer gerou desconforto no PSB

A nomeação do deputado federal Fernando Filho (PSB-PE) para o Ministério das Minas e Energia causou desconforto dentro do PSB, cuja direção nacional já havia decidido que não ocuparia cargos na gestão de Michel Temer (PMDB-SP).


  
O governador de Pernambuco e vice-presidente nacional do partido, Paulo Câmara - que já havia anunciado posição contrária à ocupação de cargos - foi um dos que externaram o incômodo, ainda antes da posse do ministro.

“Criar desconforto, cria. Sobre punição, cabe à Executiva Nacional se pronunciar. Evidentemente, como filiado ao PSB, respeito as decisões do partido. É importante que todos os filiados também respeitem”, declarou, na quinta-feira (12).

De acordo com ele, diante da decisão da Executiva Nacional do PSB, o convite a qualquer militante do partido para a gestão Temer, entraria na “na cota pessoal", do PMDB.

Para a senadora Lídice da Mata, que votou contra o impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, o PSB está dividido em relação ao governo Temer. Ela também destacou a decisão da Executiva do partido de “não indicar, nem chancelar” o nome de ninguém para o governo Temer.
“Então, se alguém participar, é com representação de algum outro fórum do partido, provavelmente da bancada. Eu manterei minha posição, que é coerente com os princípios partidários. Votarei de acordo com minha consciência”, disse a senadora, se colocando como oposição à gestão Temer.

Na última semana, o PSB de Pernambuco encerrou a aliança que mantinha com o PSDB e o DEM no estado, desde 2014. Depois de anunciadas as pré-candidaturas do deputado federal Daniel Coelho (PSDB) e da deputada estadual Pricila Krause (DEM) à Prefeitura do Recife, Paulo Câmara decidiu solicitar que as siglas entregassem seus cargos na gestão estadual. Isso porque o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) tentará a reeleição.

O afastamento das legendas pode ter impactos sobre o cenário eleitoral de 2018. A coalizão havia sido costurada pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que faleceu durante a pré-campanha presidencial de 2014.

Após a tragédia, a aliança no âmbito estadual terminou tendo um papel importante na decisão de o PSB apoiar a candidatura ao Planalto de Aécio Neves (PSDB-MG) no segundo turno. Atualmente, tanto Aécio quanto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, articulavam uma aproximação com o PSB, de olho na disputa de 2018.


 Do Portal Vermelho, com agências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão