20 de mai de 2016

MEIRELLES QUER IDADE MÍNIMA DE 65 ANOS PARA APOSENTADORIA DO INSS

20/05 - 10h23m
BAHIA ECONÔMICA


 
Os brasileiros devem se preparar para ficar muito mais tempo no mercado de trabalho antes de pedir a aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na mesma linha do presidente em exercício Michel Temer, deixou claro, na noite de quarta-feira, que pretende defender uma idade mínima para pedir o benefício, tanto para homens quanto para mulheres, aos 65 anos.

Essa foi a primeira vez que ele foi claro sobre o limite etário a ser sugerido, ao defender mais uma vez a reforma da Previdência. Hoje, os brasileiros se aposentam, em média, aos 57 anos, contra 64 dos europeus.

Meirelles voltou a dizer que o sistema previdenciário brasileiro não é sustentável. De acordo com ele, há o risco de pessoas que estão hoje no mercado chegarem ao período de aposentadoria, e o sistema não ter como pagá-las. Por isso, a necessidade de mudar as regras de concessão dos benefícios é urgente. Em entrevista ao SBT, Meirelles foi categórico outra vez:

“O mais importante é assegurar o benefício no futuro dos brasileiros. Não haverá como cumprir os compromissos, porque não poderão ser financiados. Despesa pública é sempre paga pela população. E o sistema previdenciário também”, disse ele, acrescentando: “Temos que criar uma Previdência que garanta a aposentadoria para todos os que têm direito”. (Extra)