GRUPO CHINÊS VISITA A BAHIA PARA VIABILIZAR OBRAS DA FIOL E PORTO SUL

12/05 - 11h03m
BAHIA ECONÔMICA

O China Railway Engineering Group 10 (Crec 10) está visitando a Bahia está semana para realizar estudos que viabilizem investimentos da empresa no estado. Desde segunda-feira (09) na Bahia, o grupo de técnicos já visitou obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e examinou o projeto do Porto Sul. A visita ocorre após missão do governador Rui Costa à China, em março deste ano, onde foram assinados protocolos de intenções com a empresa.

Em entrevista coletiva nesta manhã (12), em Salvador, o secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, afirmou que a visita “é um tijolo a mais na construção” do projeto da Fiol e do Porto Sul. “Nas conversas que tivemos serão necessários cerca de 90 dias para análise econômica e termos de contrato para fazer uma proposta”, explica o secretário.

A expectativa, de acordo com Dauster, é que no segundo semestre deste ano seja assinado um contrato para o Porto Sul e o trecho da Fiol Ilhéus-Caetité. Atualmente, as obras da Fiol estão paradas e o cronograma sofrerá modificações em aproximadamente 24 meses para a Fiol e de 36 a 48 meses para o Porto Sul.

Para que haja um retorno financeiro para as empresas que investirem no Porto Sul e Fiol, com orçamentos estimados em R$ 4 bilhões, o secretário estima uma concessão de 30 anos para a exploração.

Já em relação a Ponte Salvador-Itaparica, o secretário informou que o governo do estado está fazendo uma reavaliação do cenário e serão introduzidas melhorias para viabilizar o projeto. “Nesse momento, várias empresas chinesas, mais de quatro, tem interesse no projeto”, assegurou. A estimativa para a construção da ponte está em torno de R$ 5 bilhões.

Veja também: Secretário espera que governo Temer não dificulte recursos para a Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão