É hora de ampliar a mobilização contra o golpe da direita


Não houve vencedores na segunda-feira (11), na Comissão Especial do Impeachment, da Câmara dos Deputados, é preciso dizer. O resultado obtido pela direita naquela comissão indica o tamanho do impasse colocado à democracia brasileira. E que será enfrentado na sessão da Câmara dos Deputados, que vai da sexta-feira (15) até domingo (17).

O momento é de preocupação e mobilização dos democratas e patriotas. A tentativa de golpe da direita divide o país e opõe a minoria que pretende romper a democracia e rasgar a Constituição aos que querem consolidar a democracia e a legalidade.

A imagem dessa divisão pode ser vista nas providências de segurança tomadas em Brasília para separar os manifestantes no dia da votação do impeachment na Câmara dos Deputados.

A capital federal repete, de certa forma, situação semelhante à que viveu em 25 de abril de 1984, quando foi ocupada por tropas do general Newton Cruz para impedir manifestações democráticas contra a ditadura.

Naquela ocasião, há mais de 30 anos, o clamor pela democracia era unânime e a direita criou um verdadeiro estado de sítio para forçar resultado favorável a seus interesses. Hoje, o golpismo da direita divide os brasileiros e impõe medidas de segurança semelhantes.

Neste cenário conturbado será preciso muita maturidade política pois, pode-se prever, poderão ocorrer ações de provocadores contra o campo democrático. Elas exigirão firmeza dos que defendem a democracia e a legalidade e, ao mesmo tempo, tranquilidade e prudência.

Os golpistas, apesar da maciça campanha feita pela mídia patronal, não conseguiram o número de votos necessários para alcançar seus intentos ilegais. Este é o retrato do impasse – a rigor, a sessão de segunda-feira (11) na comissão de impeachment não teve vitoriosos nem derrotados. Agora, para ser aprovado pelo plenário da Câmara, o processo de impeachment precisará ter 342 votos, isto é, 67% dos 513 deputados. E a disputa pelos votos dos deputados federais será intensa.

Neste quadro é urgente a mobilização permanente dos democratas, patriotas, progressistas, trabalhadores, jovens, mulheres, negros, professores, artistas, intelectuais e cientistas. De todo o campo democrático, progressista e avançado, que se levanta em unívoca defesa da legalidade e da Constituição.

A palavra de ordem “o golpe não passará” mobiliza a imensa maioria do país, contra a minoria reacionária, saudosa da ditadura militar e que quer a volta dos privilégios que a direita sempre desfrutou, contra o povo, os trabalhadores e a nação.

A luta contra o impeachment vai unificar as ruas, deputados legalistas e o judiciário democrático. Mais do que nunca, toda vigilância e mobilização será necessária para barrar o golpe.

A unidade do povo, dos democratas e dos legalistas vai dizer, em uníssono, no momento da votação na Câmara dos Deputados, “Não vai ter golpe”. 


PORTAL VERMELHO

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão