Um socialista na Casa Branca?

PEDRO MACIEL
Advogado, sócio da Maciel Neto Advocacia, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007


Enquanto na América-latina a esquerda vem sofrendo reveses eleitorais importantes um socialista, filho de imigrantes poloneses faz sucesso nos EUA e complica a vida da favorita pelo Partido Republicano Hillary Clinton. O nome dele é Bernie Sanders.
Bhaskar Sunkara escreveu que "... um socialista possa ser popular na América do século XXI é algo que surpreende os observadores. A existência de personalidades políticas ancoradas na esquerda não é uma anomalia na Europa, mas o é nos Estados Unidos, país que jamais abrigou um partido popular de massa capaz de chegar ao poder e estabelecer um regime de redistribuição de grande magnitude." , de fato é um fato novo, mas não me surpreende, pois nos EUA, 15,1% da população é pobre e dados do censo de 2011 mostraram que outros 46,2 milhões vivem abaixo da linha da pobreza. O número absoluto é recorde histórico.
Cada vez mais, os americanos procuram instituições especializadas em serviços de alimentação, oferecendo assistência diária em programas e serviços para famílias de baixa renda, jovens e moradores de rua. A média de renda familiar teve uma queda de 6,4% em relação a 2007, último ano antes da crise econômica que os Estados Unidos ainda lutam para sair, apesar de os liberais brasileiros insistirem que por lá a crise é passado.
E não é só. Os Estados Unidos têm atualmente uma das menores taxas de mobilidade social entre países desenvolvidos . Assim, um americano que nasce pobre tem uma grande possibilidade de permanecer na pobreza ao longo de sua vida.
Por essas e outras Bernie Sanders é a novidade, mas não é surpresa ele ter o que dizer e estar sendo ouvido pelo eleitorado.
Mas o que ele pode nos dizer?
Bem, o grande exemplo de Sanders é a coerência. Ele se manteve socialista num tempo em que eventos históricos dos mais relevantes pareciam sepultar o socialismo e a possibilidade de uma sociedade mais humana e com justiça social. Sanders lança sobre os eventos do seu tempo um olhar generoso e sua militância incansável. Mas a luta do Senador socialista Sanders é pela redistribuição da riqueza, ele não se ocupa com o debate sobre a propriedade ou controle dos meios de produção, parece reconhecer a impossibilidade histórica de idéias como essas duas ultimas.
Mas o que significa a "redistribuição da riqueza"?
Bem eu sigo defendendo a distribuição de riqueza através de uma reforma tributária que elimine a crueldade que a concentração de renda representa em todos os países. No Brasil, por exemplo, os 10% mais ricos detém 52% da riqueza e o 1% mais rico se apropria de 23,2%; há um desequilíbrio intolerável para sociedades democráticas genuínas. Uma reforma tributária deve desonerar salários, o consumo, o comércio e a indústria e tributar com justiça o patrimônio e a renda do capital.
Os ricos no Brasil em especial pagam menos impostos em proporção da sua renda, do que um cidadão típico de classe média alta, sobretudo o assalariado, violando o principio da progressividade tributária. Por isso a bandeira de Sanders pela redistribuição de riqueza merece atenção. No Brasil a renda dos ricos é, em grande parte, isenta de qualquer incidência tributária.
Aqui cerca de metade da carga tributaria brasileira provém de tributos sobre bens e serviços, que, proporcionalmente oneram mais a renda dos mais pobres e, paradoxalmente, entre os países membros da OCDE (organização que reúne economias desenvolvidas e em desenvolvimento e que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia livre de mercado) apenas o Brasil e a Estônia isentam a distribuição de dividendos de imposto de renda da pessoa física, como alguém escreveu: "Nem os governos Reagan, Busch e Thatcher conseguiram fazer o que o governo brasileiro fez em 1995 ao isentar lucros e dividendos" .
O país clama por uma reforma tributária voltada para a redistribuição de renda, que respeite a capacidade contributiva e a progressividade, e o Estado, por sua vez, deverá efetuar sua contraprestação: proporcionando serviços públicos de qualidade, os quais permitam e estruturem o desenvolvimento da população de maneira a garantir a formação de verdadeiros cidadãos, plenos em sua dignidade humana.
247 BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão