OPERAÇÃO LAVA-JATO CHEGA À FERROVIA OESTE-LESTE E ATINGE EX-PRESIDENTE DA VALEC

BAHIA ECONÔMICA
26/02 - 08:10hs -




A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira uma fase de uma operação derivada da Lava Jato que investiga as construtoras que atuavam na Ferrovia de Integração Leste-Oeste e na Ferrovia Norte-Sul.

A operação se chama "O Recebedor” e há indícios de prática de cartel e lavagem de dinheiro fruto de superfaturamento de obras públicas. Agentes estão nas ruas de seis estados (Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás) e do Distrito Federal para cumprir mandados judiciais.  

Na capital paulista, a PF foi à sede da construtora Constran, ligada à UTC, empreiteira de Ricardo Pessoa, um dos principais delatores da Lava Jato. As investigações tem como alvo o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, conhecido como Juquinha, que é acusado de receber propina e indicar empresas para a construção da Fiol e da Ferrovia Oeste-leste. 

De acordo com a polícia, os investigadores concluíram que empreiteiras faziam pagamentos frequentes, por meio de contratos simulados, a um escritório de advocacia e duas empresas sediadas em Goiás como uma maneira de maquiar a origem dos recursos provenientes de fraudes em licitações públicas.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão