COMISSÃO DO SENADO DISCUTE PROPOSTA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA


BAHIA ECONÔMICA

O Regime Especial de Tributação para o Incentivo ao Desenvolvimento e à Produção de Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Reinfa) e que estabelece medidas de estímulo à produção e ao consumo de energia limpa está entre os projetos em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) desta terça-feira (01).

O relator do Projeto de Lei PLS 311/2009, senador Walter Pinheiro (PT/BA), trouxe seu parecer posição favorável à matéria, de autoria do senador Fernando Collor (PTB/AL). Em seu relatório, Pinheiro explica que o regime especial objetiva desonerar pessoas jurídicas que exerçam atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de equipamentos utilizados na geração de energia por fontes alternativas específicas.

O estímulo é estendido à produção de veículos tracionados por motor elétrico, híbridos ou não. Essas pessoas jurídicas ficariam isentas de vários tributos, como contribuições para o PIS/Pasep e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e impostos de Importação (II)  e sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre os bens necessários às atividades de pesquisa e desenvolvimento.

O Estado da Bahia é maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica, com mais de 10% do potencial nacional e sediou, recentemente, o Fórum Nacional Eólico (FNE) – Carta dos Ventos, principal encontro político-econômico da indústria eólica. Na oportunidade, o senador Pinheiro ouviu as demandas dos empresários do setor. Segundo o senador, o projeto poderá trazer algumas respostas às demandas apresentadas pelo segmento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão