Campeonato Baiano sub-20 é regionalizado e deve sofrer expansão em 2017

BAHIA NOTÍCIAS

por Edimário Duplat


Campeonato Baiano sub-20 é regionalizado e deve sofrer expansão em 2017
Vitória foi o último campeão | Foto: Francisco Galvão/Vitória
Torneio que promove as divisões de base dos clubes do estado, o Campeonato Baiano Sub-20 entra em um novo formato na edição de 2016. Com quatro clubes além da elite estadual que participa da primeira divisão do Baianão, a competição terá a participação de 16 equipes e carrega uma proposta de expandir o número de participantes por toda a Bahia.

Mesmo com uma competição equivalente nos anos 30, vencida quatro vezes pelo Ypiranga, o Baianão Sub-20 teve sua primeira edição no atual formato apenas nos anos 80, com o Vitória conquistando a primeira competição. Ao longo dos anos, a dupla Ba-Vi criou uma hegemonia apenas quebrada em 1982, com o título do Atlético de Alagoinhas. Ao todo são 16 títulos pelo Tricolor e 15 pelo Leão, que pretende igualar a marca na atual temporada com o bicampeonato estadual.

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Entretanto, o maior destaque para o torneio em 2016 é a mudança de formato: com 16 clubes, o torneio é mais uma vez aberto para equipes de fora da primeira divisão profissional e tenta regionalizar o campeonato. “Realizamos um conselho técnico e verificamos que um estado com distâncias acentuadas poderia ser regionalizado. Com isso, trouxemos de volta alguns clubes que já fazem trabalho de base e que conseguíssemos fechar grupos para regiões do estado”, afirmou o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, em entrevista ao Bahia Notícias.

Para o certame, foram formadas quatro chaves com quatro equipes, em que os times realizarão jogos em ida e volta dentro de seus grupos. “Resolvemos esperar a definição dos estádios de cada clube para a temporada e dividimos os clubes por proximidade. Com o Bahia de Feira em Senhor do Bonfim, ainda temos o Jacobina e a Juazeirense nas proximidades e convidamos o Juazeiro para fechar o grupo. Também trouxemos o Poções para encaixar com o Vitória da Conquista, Flamengo de Guanambi e o Colo-Colo e ainda teremos o Atlético de Alagoinhas e a Catuense para atuar com o Bahia e Galícia em Salvador”, informou o dirigente que também revelou ter o último grupo com Feirense e Fluminense de Feira contra o Vitória e a Jacuipense, já que ambos jogarão em Salvador.


Serrano foi o terceiro colocado no sub-20 | Foto: Ligeirinho no Esporte


Segundo Ednaldo, a intenção de expansão existe e segue como principal motivador para a FBF em 2017, repetindo o que foi feito com o Campeonato Baiano de Futebol Feminino do último ano. “Existe a intenção sim de termos mais clubes em 2017. Queremos ter um campeonato sub-20 estadual que englobe clubes de todas as divisões”, revelou. O Baianão sub-20 tem início no próximo sábado (13) com seis jogos e mais dois confrontos no domingo (14).

Confira abaixo os jogos do Baianão sub-20:


Sábado (13/02)
15h – Bahia x Catuense – Fazendão
15h – Atlético de Alagoinhas x Galícia – Antônio Carneiro
15h – Vitória da Conquista x Flamengo de Guanambi – Edvaldo Flores
15h – Colo-Colo x Poções – Mário Pessoa
15h – Feirense x Fluminense – Antônio Pena
16h – Jacuipense x Vitória – CT Wetn Wild

Domingo (14/02)
13h30 – Jacobina x Bahia de Feira – José Rocha
15h30 – Juazeirense x Juazeiro – Pedro Amorim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão