20 de jan de 2016

VICE-GOVERNADOR E EMBAIXADOR DA CHINA DISCUTEM PARCERIAS PARA PROJETOS BAIANOS

20/01 - 18h18m
BAHIA ECONÔMICA

O Governo da Bahia segue em negociação para firmar parcerias com empresários da China e deve contar com o apoio do governo desse país. Nesta quarta-feira (20), em Brasília, o vice-governador João Leão esteve com o embaixador Li Jinzhang, que representa o governo chinês no Brasil, para apresentar os principais projetos de interesse do estado - Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), Porto Sul e Ponte Salvador/Itaparica.
 
Segundo Leão, há grande expectativa do fechamento de negócios com a China. “Já recebi mais de dez grupos chineses interessados [pelos] nossos projetos”. A Fiol está em andamento e cruzará a Bahia levando cargas do centro oeste e da região agrícola Matopiba (expressão formada com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), para o Porto Sul, a ser construído em Ilhéus, empreendimento que já possui liberação ambiental. Já a Ponte Salvador/Itaparica segue em processo de licenciamento ambiental. 
 
Um dos resultados comemorados por Leão é o suporte da embaixada às articulações já em andamento entre o governo baiano e os investidores chineses. Também ficou previamente acordado que embaixador Li Jinzhang  estará na China durante a visita que o governador Rui Costa, acompanhado de Leão, fará ao país para fechar negócios, em março.