Turismo insustentável degrada santuários ecológicos

FONTE: BAHIA.BA
O Brasil está no topo dos países mais biodiversos do mundo, mas apenas 10% dos destinos turísticos brasileiros atendem a requisitos considerados sustentáveis
Liliana Peixinho




Lixo às margens do Rio Paraguaçu, na Bahia (Foto: Liliana Peixinho)

Lindos e diversos são os roteiros ecoturísticos na Bahia, no Nordeste, no Brasil. Múltiplas têm sido as formas de degradação e exploração estradas afora, caminhos adentro. A desarmonia entre Homem e Natureza reforça a necessidade do cuidado com a vida. As pessoas fogem dos grandes centros urbanos, insustentáveis, para tentar se encontrarem consigo mesmos, em essência de vida, longe do trânsito caótico, da violência, da correria estressante do cotidiano. Mas o campo, o sitio, a roça, a praia, um refúgio qualquer com sossego, água fresca, sombra e paz, está cada dia mais difícil. Os problemas também se movimentam, entre um espaço e outro.
Especulação imobiliária, turismo sexual, exploração de mão de obra nativa, degradação dos ecossistemas, em trilhas e roteiros ecoturísticos caminham na contramão do turismo sustentável. A harmonia, o equilíbrio, a preservação da beleza e potencial natural continuam dependentes de ações que não saem do papel. O comportamento humano anda acelerado com a revolução tecnológica e isso aumentou o fluxo de pessoas pela Terra. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o Brasil movimentou quase R$ 500 bilhões, entre atividades diretas, indiretas e induzidas. Para especialistas da área, o país poderia aumentar ainda mais essas receitas se os roteiros fossem mais atrativos ao desenho do cenário sustentável.


Para ser classificado como sustentável o destino deve atender a requisitos de práticas políticas com ações transversais que levem em conta, sobretudo, a comunidade local, observando a preservação da riqueza do lugar, com resgate e valorização das tradições e raízes culturais, da identidade, do emprego e renda, realmente inclusivos, e não maquiadas em subemprego ou empregos temporários, que mais exploram que valorizam a mão de obra. Sistema perverso que alimenta demandas estimuladas por pacotes e campanhas publicitárias que seduzem, encantam, sem o compromisso de garantir estruturas para o bem-estar de quem chega e de quem recebe. Variável social que envolve ações de comunicação, articulação e mobilização, com pesquisas, levantamento de dados, registros fotográficos, depoimentos, questionários, entrevistas, entre outras ferramentas da comunicação. Ações que fortaleçam o que especialistas chamam de modelo de “desenvolvimento endógeno”, com mobilização social, participação comunitária, estímulo ao potencial empreendedor, inclusão social e, conseqüentemente, desenvolvimento da comunidade local.
Embora o Brasil esteja no topo dos países mais biodiversos do mundo, estima-se que apenas 10% dos destinos turísticos brasileiros estejam próximos de atender a requisitos considerados sustentáveis. Segundo informações do Conselho Nacional de Turismo, a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, e Bonito, no Mato Grosso do Sul, são os modelos mais próximos do que poderíamos chamar de um cluster de turismo, por atender pré-requisitos de práticas sustentáveis como uso de tecnologias limpas e alternativas, preservação de ecossistemas e modelo de gestão compartilhada entre Estado, empresas e comunidade local.
Trilhas em parques nacionais, unidades de conservação, praias paradisíacas, cachoeiras, banhos de rios, e um sem fim de cenários ricos e belos, potencializados em cartões-postais, comerciais de TV, revistas e sites especializados enchem os olhos e a imaginação das pessoas, carentes de vida em paz. O resultado dessa propaganda massiva gerou demandas além da preparação desses destinos. Sustentabilidade é muito mais que a preservação de animais e florestas, requer a preservação do patrimônio histórico e cultural e principalmente, das populações anfitriãs.
Quem chega de fora com referências em cuidado tem exigências sobre o impacto nos ecossistemas e educado, não quer compactuar com o jeito sem cuidado nosso de ser. Sem critérios rígidos, o Brasil perde em credibilidade, confiança. Exemplo emblemático de turismo insustentável está no berço do Brasil: Porto Seguro. Ávido por mostrar suas belezas, o município cresceu de forma desordenada e agora sofre com a ”favelização”. As pousadas mantidas por moradores perdem espaço para o capital estrangeiro, onde a especulação imobiliária devasta, desmata, degrada antigos santuários ecológicos, como Trancoso, Arraial d’Ajuda e Prado. E do Sul da Bahia o modelo ganhou em destinos como Itacaré, Barra Grande, Morro de São Paulo, Boipeba, Ilha de Itaparica, Litoral Norte e até sertão adentro, onde a paz catingueira deu lugar ao faz de conta que se diverte.

Liliana Peixinho – Jornalista, MBA em Turismo e Hotelaria, especialista em Jornalismo Cientifico e Tecnológico. Fundadora do Movimento AMA – Amigos do Meio Ambiente, autora do livro virtual “Por um Brasil Limpo”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão