10 de dez de 2015

Prefeitura de Guanambi e Governo do Estado inauguram UPA 24h nesta quinta-feira (10)





A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, fará a inauguração na noite desta quinta-feira, às 19 horas, da  Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. O ato solene inaugural será feito pelo prefeito Charles Fernandes, autoridades e tem presença confirmada do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Fábio Vilas-Boas e Josias Gomes, Secretário Estadual de Relações Institucionais. A inauguração da UPA é um compromisso da gestão atual, onde foi feito um grande esforço, de todas as esferas, para a entrega de mais um equipamento público de saúde. A UPA de Guanambi está localizada na Travessa Edgar Teixeira, no Bairro São Francisco, ao lado da sede do SAMU.

UPA - UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Unidades de Pronto Atendimento (UPA) podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.


Assessoria de Comunicação