Por descaso do Poder Público casarão histórico localizado em Mutans desaba

Tiago Marques / Mix96fm

O Solar dos Barros, também conhecido como Casarão de Mutans não resistiu à ação do tempo e parte de sua estrutura veio abaixo no último Sábado (28). Construído na década de 60, o imóvel era o lar da família do Sr. Osvaldino José de Souza que depois de alguns anos, vendeu para outras famílias, até que em meados dos anos 2000, foi adquirido pela prefeitura Municipal de Guanambi. A marcante construção está localizada as margens da lagoa de Mutans.

Em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Guanambi, foi informado que a Secretaria de Cultura, através do Secretário Victor Boa Sorte, tinha adiantado o processo tombamento junto ao IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia, o que facilitaria o trâmite para a obtenção de recursos para uma restauração, que implica um grande investimento financeiro e que o desmoronamento parcial do imóvel não impede o processo.

No entanto alguns moradores do distrito de Mutans lamentaram pelas redes sociais o ocorrido,  considerando um descaso por parte do poder público deixar um patrimônio histórico ir parcialmente ao chão sem que houvesse uma ação para quê, o que aconteceu pudesse ter sido evitado. Uma reunião entre populares aconteceu no escritório do presidente da Câmara Municipal, Carlos Jackson Loló, em Mutans no domingo (29) para discutir sobre a situação do imóvel. O objetivo foi construir uma mobilização em prol da reforma do Casarão. Segundo informações extra-oficiais, são necessários pelos menos R$800 mil para que o imóvel seja recuperado. 

Share:
Postar um comentário

Acesse e Leia!

Mais Vistos da Semana

Total de visualizações

Arquivo do blog

Google+ Followers

Arquivo do blog