5 de dez de 2015

O PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO SOLAR DOS BARROS E A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE CULTURA DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO DISTRITO DE MUTÃS – GUANAMBI






Hoje (5), José Carlos Latinha, Adalgísio Lélis e Haroldo Barros fizeram uma importante visita ao distrito de ITAGUASSU – LAGOA DA ESPERA – MUTÃS – MUTANS. O objetivo principal foi vistoriar a situação de descaso que se encontra o maior patrimônio histórico, artístico e cultural do distrito – O SOLAR DOS BARROS.

A visita foi iniciada com o registro fotográfico dos casarões antigos de Mutãs. Também foi registrada a situação da LAGOA DA ESPERA, que conjuntamente com o Casarão do Solar dos Barros e a vista panorâmica da serra representam o Cartão Postal do distrito.

Registramos a situação caótica do SOLAR DOS BARROS e o descaso do Poder Público Municipal com o patrimônio histórico e cultural, conforme prevê as diretrizes do PLANO DIRETOR no Artigo 7 – VI: “proteger os patrimônios ambientais, históricos e culturais”. Observamos que a retirar de telhas e madeiras do casarão visa facilitar a derrubada definitiva do casarão com o objetivo de doar a referida área histórica para a iniciativa privada.

A decisão do Vereador LATINHA é de encaminhar uma AÇÃO POPULAR para o MINISTÉRIO PÚBLICO visando estabelecer um TAC – Termo de Ajustamento de Condução para a Prefeitura Municipal de Guanambi tomar medidas urgentes de preservação e recuperação do patrimônio histórico, tendo em vista que o tombamento do casarão foi garantido no PLANO DIRETOR DE GUANAMBI.


VISITA AO CASARÃO E MUSEU DA FAMÍLIA BARROS PRATES


Um MUSEU com um acervo de UTENSÍLIOS, DOCUMENTOS, FOTOGRAFIAS E MEMÓRIAS da família e da história política e cultural de Guanambi. Fomos recepcionados pelos familiares de DONA ZENI BARROS PRATES, uma senhora de 92 anos com uma memória extraordinária. DONA ZENI é uma importante fonte e memória viva das histórias do DISTRITO DE MUTÃS e das origens da família BARROS PRATES.




A importância do resgate da história do distrito de Mutãs 
e da memória das famílias tradicionais


Conhecemos um pouco sobre as origens do MAJOR JOAQUIM PRATES RODRIGUES – 12.06.1893 - E DA SENHORA JULIA BARROS PRATES, bem como do seu filho PEDRO BARROS PRATES. O Major Joaquim Prates Rodrigues era filho do SR. VALERIANO JOSÉ RODRIGUES E MARIA CLEMENCIA PRATES.






O sonho da família BARROS PRATES é doar o acervo para a instalação do CENTRO DE CULTURA DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO DISTRITO DE MUTÃS, previsto no projeto de RESTAURAÇÃO DO SOLAR DOS BARROS.

VEJA AS FOTOGRAFIAS DO ACERVO MUSEOLÓGICO 
DA FAMÍLIA BARROS PRATES







POTENCIAL DE ECOTURISMO

PROPOSTA DE INCLUSÃO CULTURAL ATRAVÉS DO TURISMO EM GUANAMBI

Ravane Neves Reis1
José Carlos Lélis Costa2
_____________________________________________________________________
1.                Turismóloga. Pós graduada em Atividade Física, Saúde e Sociedade.
2.                Administrador. Pós Graduando em Docência do Ensino Superior.

MUTÃS

Possui características próprias pela sua gente batalhadora e colabora para o crescimento de Guanambi, através da disponibilidade de mão de obra, e empreendedorismo. A Serra de Mutãs é uma das mais belas paisagens naturais que compõe a Serra Geral. O projeto de RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DO SOLAR BARROS prevê um escritório local de defesa ambiental da Serra e da Lagoa de Mutãs.

Vista parcial do Casarão dos Barros, Lagoa e Serra de Mutãs.

PROPOSTA PARA ALAVANCAR A ATIVIDADE TURÍSTICA EM MUTÃS:

SERRA DE MUTÃS – Altamente propício ao desenvolvimento do Ecoturismo. Possui belas cachoeiras, vegetação nativa com diversidade biológica de fauna e flora (Orquídeas). Porém, ainda pouco explorada pela maioria da população e visitantes, é importante que haja a promoção do desenvolvimento sustentável, com um estudo de viabilidade para a exploração do Ecoturismo, cuja proposta prima pela utilização dos recursos naturais e culturais com responsabilidade ambiental. A implantação do PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS MONTES ALTOS foi fundamental para a conservação das nascentes e climatização da nossa região, além da conservação e proteção dos ecossistemas.

Visão Panorâmica Topo da Serra de Mutãs.
Cascata na Serra de Mutãs.

Mandiroba – Serra de Mutãs em Guanambi e Sebastião Laranjeiras.
Flora Nativa da Serra de Mutãs.

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUANAMBI precisa ter sensibilidade cultural e tomar as providências necessárias para a preservação e restauração do SOLAR DOS BARROS – PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO POVO DE MUTÃS E GUANAMBI.
O GOVERNO DO ESTADO CRIOU O PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE MONTES ALTOS E A SOCIEDADE CIVIL LUTA PELA DEFESA DA PRESERVAÇÃO DA SERRA.  A IDEIA DE IMPLANTAÇÃO DO ECOTURISMO NA SERRA, A RESTAURAÇÃO DO SOLAR DOS BARROS E A CRIAÇÃO DE UMA ÁREA DE LAZER NA LAGOA É A GARANTIA QUE AS ATUAIS E AS FUTURAS GERAÇÕES PRECISAM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM QUALIDADE DE VIDA.