TCU PEDE QUE FERROVIA OESTE LESTE SEJA REAVALIADA

BAHIA ECONOMICA
23/10 - 10:25hs -
 
 
As evidências de que a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) pode se converter em rombo bilionário para os cofres públicos levaram o Tribunal de Contas da União (TCU) a pedir que o governo avalie se o projeto da ferrovia baiana ainda é viável. Após analisar a situação de cada um dos três grandes trechos do traçado de 1,5 mil km, previsto para cortar a Bahia, o TCU decidiu recomendar aos Ministérios dos Transportes e do Planejamento que avaliem a possibilidade de construir apenas o trecho final do projeto, de 500 km, entre Caetité e Ilhéus, no litoral baiano.
 
Tal é a preocupação com o empreendimento que até mesmo o projeto do Porto Sul da Bahia, desenhado para ser o ponto final da ferrovia, foi deixado de lado. A proposta é que se analise a possibilidade de o traçado - que está com 67% de execução - se conectar ao atual Porto de Ilhéus, que já está em operação. Em sua justificativa, o TCU aponta que há "indicadores de viabilidade econômico-financeiro desfavoráveis, os quais demandam a reavaliação dos estudos de viabilidade da Fiol".

Segundo o tribunal, "agrava a situação, ainda, a constatação do caráter fictício dos novos cronogramas apresentados". A corte de contas pede que o governo reavalie a relação custo-benefício de levar adiante o trecho central da malha, de Barreiras a Caetité, que já tem obras em andamento, e o trecho inicial, entre Figueirópolis (TO) e Barreiras, onde nada foi feito até hoje. A avaliação é necessária, afirma o TCU, por conta de fatores como atraso na entrega da obra, queda do preço do minério de ferro, aumento da taxa de juros e contingenciamento de recursos.
 
Conforme reportagem publicada ontem pelo Estado, a ferrovia, prevista para ser entregue em julho de 2013, viu seu prazo ser dilatado em cinco anos. O preço da obra já saltou de R$ 4,3 bilhões para R$ 6,5.(ESP)

 

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