GOVERNO DA BAHIA E MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DEFINEM MELHORIAS DE INFRAESTRUTURA

16/10 - 15h33m
BAHIA ECONOMICA

 
As discussões sobre a região agrícola Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, avançam entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os governos estaduais. Na tarde desta sexta-feira (16), o representante do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, se reúne com o secretário de infraestrutura e logística do Mapa, Marcelo Cabral, para apresentar o posicionamento detalhado do Estado da Bahia sobre o que se espera de apoio para a área de infraestrutura.
 
Jonas adianta que a conclusão de estradas federais e a realização de acessos em estradas estaduais estão na pauta. Um exemplo é a BR-242, que liga a Bahia, especificamente o município de Luís Eduardo Magalhães, a Tocantins. Mais uma vez, o governo baiano salientará a necessidade de conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), para o escoamento da produção da região agrícola Matopiba, saindo de Ilhéus, no sul da Bahia, em direção ao município de Campinorte, em Goiás. A intenção é ligar essa estrada de ferro à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que passa pelo município goiano. 
 
O Porto Sul, a ser implantado em Ilhéus, também compõe os pleitos. Outro destaque que Jonas adianta é a necessidade de investimentos em banda larga na região agrícola, para que os produtores possam contar com tecnologias mais avançadas. “Queremos uma malha, interligando todos os municípios do Matopiba na Bahia”, diz o representante, que prevê investimentos de R$ 240 milhões para a realização dessa iniciativa.
 
O Governo da Bahia deseja implantar um parque tecnológico no oeste do estado, promovendo interação entre as comunidades científico-tecnológicas e empresarial – o que ampliará a competitividade, o empreendedorismo e inovação na Bahia, como avalia Jonas Paulo. O Mapa também será chamado a colaborar com este projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão