Deputados anunciam manutenção do projeto original de ferrovia

Após reunião com o presidente Aroldo Cedraz e outros conselheiros do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira (28), os deputados  anunciaram a manutenção das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) de acordo com o projeto original, ligando Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao porto de Ilhéus, no Sul da Bahia. 


Os parlamentares destacam que a obra é muito importante para a Bahia, para o Nordeste e para o  País. Os parlamentares destacam que a obra é muito importante para a Bahia, para o Nordeste e para o País. 
Na audiência, da qual participou o governador da Bahia, Rui Costa, parlamentares da bancada da Bahia no Congresso e representantes das atividades produtivas do estado – indústria e comércio – foi contestado o voto recente do TCU recomendando a construção da ferrovia somente até o município de Caetité, que representa metade da extensão original do projeto.

Revisão do voto

Segundo o artigo do Portal Vermelho, os conselheiros do TCU aceitaram o argumento e se comprometeram de rever o voto para que não reste nenhuma dúvida sobre a garantia de que as obras do Fiol serão executadas conforme o projeto original.

O TCU se convenceu de que os argumentos da Bahia são corretos e justos e se comprometeu de esclarecer o voto para não deixar dúvidas a esse respeito, o que foi considerado uma atitude sensata, destacando que a obra é muito importante para a Bahia, para o Nordeste e para o nosso País.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que ligará Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no estado do Tocantins, terá uma extensão total de 1.527 km, dos quais aproximadamente 1.100 km na Bahia, com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, e vai transformar-se no eixo ferroviário horizontal do país.

No litoral sul baiano, no município de Ilhéus, na localidade de Aritaguá, a linha férrea se interligará ao Porto Sul, para onde será escoada toda a produção agrícola do oeste baiano (soja, farelo de soja e milho), além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro.


De Brasília
Márcia Xavier - PORTAL VERMELHO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão