WALDECK ORNÉLAS - UM TREM NA CONTRAMÃO

Bahia Econômica


São crescentes os indicativos de deseconomias de aglomeração no Centro-Sul do país, mas continuam sendo tomadas decisões que conduzem a mais concentração, em um momento em que a população prioriza a qualidade de vida, o meio ambiente, a melhoria dos serviços públicos  – especialmente os de educação, saúde, transporte e segurança pública.

Rapidamente é possível anotar vários sintomas dessa enfermidade socioeconômica: I) crise hídrica: nesse Verão, não apenas São Paulo, mas também o Rio de Janeiro e Belo Horizonte correram sério risco de desabastecimento; II) crise portuária: a demora no desembarque faz os importadores trocarem o Porto de Santos por outros, especialmente pelos catarinenses, uma vez que o custo extra de transferir a carga de volta para São Paulo já se mostra inferior aos gastos com armazenagem e aluguel adicional dos contêineres;  III) qualidade do ar: estudos do governo de São Paulo apontam a necessidade de reduzir em 26% as viagens de carro para que a metrópole paulistana volte a ter um ar aceitável; IV) estresse no trânsito: o aumento continuado do tempo no deslocamento casa-trabalho nas grandes metrópoles leva os trabalhadores a comprometerem boa parte do seu dia e capacidade produtiva em transporte público insuficiente e meios privados que se tornam ineficientes; e assim por diante.

Vale lembrar um ex-prefeito paulistano de boa formação técnica, o engenheiro Figueiredo Ferraz, que afirmou peremptoriamente: “São Paulo precisa parar de crescer”. E estávamos em pleno  “milagre econômico”, ainda na época do “Sul Maravilha”, em que a migração Nordeste-Sudeste era intensa, na busca de oportunidades de trabalho que hoje não existem mais.

Caminhamos, no entanto, na contramão dessas evidências e das demandas da população, expressas nas manifestações recentes. Ainda agora, a intenção de construir a chamada Ferrovia Transcontinental, ligando o Brasil ao Peru e o Atlântico ao Pacifico, vem direcionada para o porto do Açu, na região Centro-Sul, em vez de  priorizar a articulação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) – o que até as próprias denominações indicam ser o caminho lógico e sensato, além de contar com melhor traçado técnico e acesso a privilegiado porto de águas profundas que pode ser implantado pela iniciativa privada na Baía de Todos os Santos. Isto mesmo e, inclusive, independente da eventual ligação com o Pacífico.

A considerar-se  o forte impacto que essa ferrovia deverá ter na economia nacional – pela movimentação de bens, atração de novas indústrias, expansão da agropecuária e dos serviços logísticos – para bem além do interesse bilateral Brasil-China, ela molda um novo eixo de desenvolvimento em nosso país. Por isso mesmo, ainda é de esperar-se que esse projeto estruturante seja portador de uma visão de futuro, e não de uma atitude meramente incremental da armadura econômica existente, reforçando a concentração.

Ora, se há um papel que cabe indiscutivelmente ao Poder Público esse é o de induzir o desenvolvimento, otimizando a utilização dos recursos sempre escassos, promovendo a mais adequada alocação dos meios, arbitrando a distribuição dos benefícios sociais, especialmente via redes de infraestruturas.

É preciso que a definição de quaisquer projetos de forte impacto nacional conte sempre com adequada avaliação técnica, no bojo de um planejamento integrado que traga um claro compromisso com o futuro, capaz de dar novas esperanças aos brasileiros.

Nesse contexto, impõe-se resgatar a agenda da correção dos desequilíbrios regionais, não como política autárquica de desenvolvimento, mas como uma consciente ação federal de desconcentração do desenvolvimento nacional.

Retomar, no Nordeste, a temática de Celso Furtado e Rômulo Almeida, entre outros, não é saudosismo, nem mais apenas uma justa – social e economicamente – reivindicação regional. É, agora, sobretudo, uma imperiosa necessidade nacional. (Também Publicado no jornal Correio)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão