Dilma entrega primeira Estação da Transposição do Rio São Francisco

Portal Vermelho


A presidenta Dilma Rousseff acionará, nesta sexta-feira (21), a primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco.


Ministério da Integração
  
Nesta quinta (20), membros do Ministério da Integração Nacional realizaram uma visita técnica na estação. De acordo com o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração, Robson Botelho, nessa primeira etapa, a água seguirá em um canal por sete quilômetros até o reservatório de Tucutú e 45,9 quilômetros até o segundo reservatório Terra Nova.

Com a bomba operando 16 horas em cinco dias da semana, o reservatório de Tucutú estará cheio em 39 dias, dando condições para encher o reservatório Terra Nova em 18 dias.

“A partir desta sexta, a agua será liberada e assim que for chegando nos reservatórios, o que deve acontecer entre os meses de novembro e dezembro, as comunidades já podem ser abastecidas”, explicou Robson Botelho.

Este trecho que será posto em funcionamento possuir três estações distribuídas ao longo de 260 quilômetros de extensão, e até o final de 2015, todas estarão concluídas.

70 mil beneficiados

O funcionamento desta primeira estação vai beneficiar diretamente mais de 77.733 habitantes, em 12 comunidades quilombolas e 23 indígenas. Esse número deve aumentar com a assinatura de convênios com os governos da região.

“Será assinado um Termo de Compromisso com os governos dos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba para abastecer 325 comunidades”, disse Robson.

Transposição

O Projeto de Integração do Rio São Francisco deve garantir a segurança hídrica de R$ 12 milhões de pessoas, em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
 

Do Portal Vermelho, com informações de agências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão