SENADO VAI VOTAR CRIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO

01/07/2015 12:39
Bahia Econômica


O plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira (30), requerimento de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), para votar em regime de urgência o substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 01/2015 que institui a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

O senador preside a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle e é o relator do substitutivo que prevê ainda a criação de uma Comissão Nacional de Combate à Desertificação. No Brasil, as áreas susceptíveis de desertificação e que se enquadram no conceito adotado pela Convenção de Combate à Desertificação abrangem uma extensão de quase um milhão de quilômetros quadrados.

As áreas estão localizadas em oito estados da região Nordeste e em municípios do norte do Estado de Minas Gerais – a denominada região semiárida. Nessa região vivem cerca de 23 milhões de habitantes, em aproximadamente 1, 1 mil municípios, correspondendo a 43% da população do Nordeste.

“É a maior população do mundo concentrada em uma região semiárida. É uma região também de menor poder aquisitivo, mas com grande potencial de desenvolvimento econômico e social, que depende da vegetação da caatinga e da preservação dos seus mananciais para se desenvolver de forma sustentável, com geração de emprego e renda por meio da produção de energia renovável, como a eólica e a solar”, disse Otto em seu parecer.
.............................................................................................................................................................................................................................................

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão