MAIORIA DOS POLÍTICOS EM CARGOS EXECUTIVOS CONSEGUIU SE REELEGER

Bahia Econômica
07/06 - 09:19hs -

A reeleição, instituída no país em 1998, é um instrumento poderoso para quem ocupa um cargo executivo e tenta um segundo mandato. Levantamento feito pelo Globo, com base nos registros oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde aquele ano, revela que, tanto na disputa para as prefeituras quanto para os governos estaduais, a maioria dos prefeitos e governadores que tentou permanecer no cargo foi bem-sucedida.

A associação entre a possibilidade de concorrer a um segundo mandato tendo o controle da máquina administrativa, com a consequente perpetuação de grupos políticos no poder, tem sido uma das principais críticas ao instituto da reeleição. Por outro lado, o fim da recondução pode levar à descontinuidade de projetos de longo prazo, argumentam os defensores do mecanismo.

Dos mais de 7,6 mil prefeitos que concorreram a um segundo mandato, cerca de 61% foram reconduzidos ao cargo. Esse percentual, contudo, pode ser maior, já que o levantamento não considera os casos em que o prefeito deixou o cargo no meio do segundo mandato para que o seu vice pudesse concorrer à reeleição. No caso dos governadores, as taxas são mais expressivas (69%). Esses percentuais refletem, em parte, uma característica da eleição nacional, em que todos os presidentes que tentaram a reeleição até hoje no Brasil também foram bem-sucedidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão