INVESTIDORES CHINESES CONHECEM PROJETO DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA

13/06 - 10h45m
Bahia Econômica


Empresários chineses estiveram ontem (12) na Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) para conhecer detalhes do Sistema Viário Salvador-Itaparica, projeto no qual está inserida a construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica.

Acompanhados do cônsul geral da China no Brasil, Song Yang, e tendo na comitiva representante do China Development Bank (CDB), que equivale ao brasileiro BNDES, os empresários conheceram os projetos de infraestrutura existentes na Bahia e foram recebidos pelo vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão.

O secretário apresentou as oportunidades de investimentos no estado, a exemplo da energia eólica, Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul e, principalmente, a ponte. Segundo o secretário, os chineses demonstraram bastante entusiasmo com os projetos. À tarde, João Leão recebeu um grupo da Global Connections, representando a empresa China Tiesuu Civil Engineering Group Co., que atua na área de engenharia e construções. Eles também foram apresentados ao projeto da ponte Salvador-Ilha de Itaparica.

O vice-governador está otimista com a possibilidade dos empresários investirem na construção da ponte, que deve acontecer em regime de Parceria Público Privada (PPP). “Achamos as reuniões muito proveitosas. Os empresários chineses demonstraram interesse em participar dessa concessão”, afirmou João Leão.

A área afetada diretamente pela ponte soma 45 municípios, localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo e Baixo Sul, totalizando 4,4 milhões de habitantes. Na apresentação foi destacado que, mais que a construção da ponte, o projeto visa o desenvolvimento regional, social e urbano, bem como investimentos em infraestrutura urbana.

Além das intervenções rodoviárias, a proposta é priorizar ações em áreas como educação, saúde, logística, turismo e agronegócios. A expectativa é que o projeto atraia US$ 10 bilhões em investimentos privados. Também é esperada a geração de aproximadamente cerca de cem mil empregos, entre diretos e indiretos.

A apresentação também delineou os estudos e projetos que estão sendo realizados e o seu andamento. O Governo do Estado estima que antes do final deste ano todos os estudos contratados estarão concluídos. A partir daí, o Governo iniciará o processo licitatório da concessão, com a realização de consultas públicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão