GRUPO CHINÊS QUER PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA OESTE-LESTE

Bahia Econômica
17/06 - 16:53hs -

Com a experiência de ter construído 67% da malha ferroviária da China, a Companhia de Engenharia Ferroviária da China (China Railway Engineering Group) pode entrar na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste - FIOL.

A empresa vai estudar a possibilidade de participar da construção do trecho de cerca de 500 quilômetros de trilhos, entre os municípios de Caetité, na Bahia, e Campinorte, em Goiás, para se entroncar com a Ferrovia Bioceânica, ligação entre o Brasil ao Peru que está sendo estudada pelos governos do Brasil e da China.

A companhia chinesa possui R$ 1 bilhão em caixa para investimentos no Brasil e a Bahia é um dos alvos. Tudo isso foi apresentado em reunião realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre o secretário Jorge Hereda, o subsecretário Paulo Guimarães e o vice-presidente da China Railway, Song Jingjing, durante apresentação de projetos de interesse do grupo chinês para investimentos no estado.

A Ferrovia Oeste-Leste está hoje sob a responsabilidade da Valec, empresa de construção e exploração de infraestrutura ferroviária ligada ao Ministério dos Transportes. “O trecho da FIOL, que ainda não está construído, pode ser feito pela iniciativa privada, através de capital chinês. O projeto inicial apontava um traçado até Figueirópolis, no Tocantins. Com a Bioceânica, a parada final deverá ser em Goiás”, diz Guimarães.

Segundo Song, a China Railway, uma das empresas mais importantes da China, começou como empresa ferroviária e hoje atua em diversas áreas de infraestrutura. “Construímos mais de 50 mil quilômetros de ferrovia em nosso país. Temos um sistema logístico extremamente moderno e eficiente. Nossa malha ferroviária é toda energizada (não usa combustível fóssil) e nossos trens podem chegar a uma velocidade média de 120 km/hora”, explicou.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão